Internacionalização do aeroporto Jorge Teixeira volta a ser tema de discussão em Brasília    

Internacionalização do aeroporto Jorge Teixeira volta a ser tema de discussão em Brasília    

Reunião que tratou da internacionalização do Aeroporto de Porto Velho ocorreu em Brasília

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Luiz Augusto  Ferreira, recebeu na segunda-feira (23), em Brasília, o vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, para tratar sobre a internacionalização do aeroporto Jorge Teixeira.

O Governo de Rondônia pretende promover a internacionalização do aeroporto de Porto Velho, e a reunião na ABDI, agência ligada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviço (MDIC), foi agendada em razão do vice-governador tomar conhecimento de que entraria com investimentos no setor aeroportuário na Região Norte.

Luiz Augusto  Ferreira explicou ao vice-governador  a intenção da ABDI em fazer a internacionalização do setor de cargas do aeroporto Jorge Teixeira para atender à indústria de Rondônia. Segundo ele, a elevação do setor de carga para outro patamar é de grande importância para o setor produtivo local. “Então esta cultura de exportação é possível e ela pode ser potencializada com a internacionalização do aeroporto”, explicou.

De acordo com o vice-governador, ficou claro que a ABDI pretende comprar equipamentos para o aeroporto de Porto Velho e entregá-los a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), para que ele seja elevado ao grau internacional no setor de carga. “Agora, nós pretendemos internacionalizar o aeroporto como um todo. Não tem sentido deixá-lo num grau diferenciado apenas para carga”, ressaltou Daniel.

Quanto a internacionalização para o transporte de passageiros, Daniel Pereira explicou que é preciso fazer  junto a Infraero alguns ajustes com relação ao tempo de execução dessas atividades.  “Já houve um avanço, porque o estado pretendia fazer um investimento total com recurso próprios. Se a ABDI vai fazer a parte de carga, que é o volume maior de investimentos, o montante a ser aliado para o transporte de passageiros está na ordem R$ de 2 milhões. Para quem ia gastar quase R$ 7 milhões sozinho, já é uma economia de recurso para outros projetos dentro do Estado”, finalizou.

Uma reunião marcada para o dia 06 de novembro, pela Secretaria de Aviação Civil, da Comissão Nacional das Autoridades Aeroportuária (Conaero), irá deliberar a respeito da internacionalização do aeroporto. “Vai ser um avanço a gente poder partir de Porto Velho, já com empresas que possam operar no âmbito da América do Sul”, concluiu.

Participaram também da reunião Miguel Antônio Cedraz Nery, diretor de Desenvolvimento Produtivo da ABDI;  Roberto Pedreira, especialista  em relações institucionais; Tainá Serra Pimentel, chefe de gabinete, e Fábio Marimon, assessor parlamentar da ABDI.

Autor / Fonte: Zózimo Macedo/Secom

Comentários

Leia Também