II Encontro Regional dos Comitês Gestores do Projeto DET dinamiza ações

II Encontro Regional dos Comitês Gestores do Projeto DET dinamiza ações

O SEBRAE/RO em parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria Executiva Regional de Governo polo IV, realizou o 2° Encontro Regional para o Desenvolvimento Econômico Territorial (DET). O evento ocorreu no Auditório do órgão estadual e contou a presença da secretária de Governo Maria Araújo de Oliveira, prefeito de Nova União Luiz Gomes Furtado, representantes do Sebrae/RO escritório local de Ji-Paraná, presidente de Associações de produtores rurais, representantes de agroindústrias, gestores de órgãos público e escolares e demais.

Os trabalhos de apresentações do diagnóstico completo do DET ficou a cargo dos consultores do Sebrae Hélio Orlando Menegueli e Milena Neris Araújo que de forma contextual repassaram todo o conteúdo programático do projeto e direcionaram suas ações futuras dentro de um planejamento coletivo de todos os envolvidos nesta temática. No encontro os consultores pontuaram que o projeto tem como finalidade promover e estimular a articulação e integração entre os diversos atores públicos, empresariais, paraestatais e terceiro setor dos municípios, contribuindo, segundo os órgãos parceiros, para a construção de um ambiente favorável ao desenvolvimento de negócio dos entes envolvidos.  

Segundo a secretária de Governo Maria Araújo de Oliveira, ao comentar sobre o encontro que um dos resultados esperados é dinamizar a economia, gerando emprego, renda e favorecendo um ambiente propício ao fortalecimento e surgimento de novos empreendimentos nos municípios. “O Projeto é inovador. Tem a proposta de transformar a realidade, pois as ações que serão realizadas deverão impactar na cultura empresarial, ampliar as oportunidades e aquecer o mercado local”, destacou a secretária que enfatizou o potencial econômico da região polarizada por Ouro Preto do Oeste com sua vocação na agricultura familiar em amplo processo de expansão, turismo sustentável e prestação de serviço qualificado.

O foco do DET é ampliar o atendimento com excelência aos pequenos negócios por meio da assistência técnica em gestão, inovação, acesso a novos mercados e serviços financeiros. "Também queremos criar um ambiente favorável aos pequenos negócios e dinamizar as empresas locais, gerando fortalecimento da economia e o aumento da competitividade do território, objetivando fortalecer as atividades produtivas geradoras de emprego e renda e fomentar o empreendedorismo baseado no potencial de oportunidades e vocações locais”, asseverou o analista do Sebrae Sebastião Oliveira.

Autor / Fonte: Alexandre Araujo/Secom

Comentários

Leia Também