Grupo espanhol anuncia resgate de 514 imigrantes no Mediterrâneo

Grupo espanhol anuncia resgate de 514 imigrantes no Mediterrâneo

Imigrantes foram resgatados pela organização de ajuda espanhola Proactiva Open Arms (Aris Messinis/AFP)

Mais de cinco centenas de imigrantes que tentavam cruzar o Mediterrâneo em pequenas embarcações foram resgatados no mar, conforme informou a organização de ajuda espanhola Proactiva Open Arms neste domingo (7).

A porta-voz da organização, Laura Lanuza, informou que um barco operado pelo grupo resgatou 514 pessoas que viajavam em dezenas de barcos de borracha e de madeira. O resgate ocorreu ao longo de 24 horas entre o sábado e a manhã de domingo.

As pessoas resgatadas eram refugiados da guerra da Síria, e imigrantes da África subsaariana, os quais começaram a navegar a partir da Líbia, disse Lanuza.

O barco de resgateo, que perava como parte de uma frota de organizações não governamentais coordenados pela guarda costeira italiana ficou com lotação máxima e seguiu em direção a um porto italiano.

Outros resgates

Ainda neste domingo (7), o serviço de resgate da marinha da Espanha afirmou que um barco e um helicóptero trabalharam para salvar outros três imigrantes em uma pequena embarcação encontrada a quatro quilômetros da costa espanhola.

Centenas de milhares de imigrantes e refugiados cruzam o Mar Mediterrâneo em barcos de traficantes de pessoas na expectativa de encontrar uma vida melhor na Europa. Milhares morrem todo o ano tentando a travessia. A Líbia é um dos principais pontos de início das viagens no mar.

No sábado, uma embarcação espanhola resgatou outros 651 imigrantes da costa da Líbia.

(Com Estadão Conteúdo)

Autor / Fonte: Veja

Comentários

Leia Também