Governo do Estado e Ceplac planeja revitalização da lavoura de cacau no Estado

Governo do Estado e Ceplac planeja revitalização da lavoura de cacau no Estado

 Na trade desta quarta-feira(12), ocorreu uma importante reunião com representantes de agricultores, Emater/RO, Ceplac, Secretaria Regional de Governo, Prefeitura Municipal e vereadores da Estância Turística Ouro Preto do Oeste, Câmara Setorial do Cacau e o Secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani. 

Na oportunidade foram discutidas várias ações que visam o fortalecimento e resgate da atividade cacaueira no Estado de Rondônia. O local não poderia ser o mais apropriado, a Estação Experimental da Ceplac em Ouro Preto do Oeste, considerando o fator histórico, onde nessa região foram introduzidas as primeiras sementes de cacau trazidas da Bahia, pelo Agrônomo de Ceplac Dr. Frederico Monteiro Álvares Afonso e Dr. Assis Canuto, primeiro coordenador do Projeto Integrado de Colonização Ouro Preto, (PIC-OP), isso em 1.970.

O cacaueiro (Theobroma cacao L) é originário da Amazônia, onde era apreciado por indígenas Aztecas e Maias. Em meados do século XVIII algumas sementes foram levadas do Pará até a Bahia, onde contribuiu para o desenvolvimento de um grande polo cacaueiro, mais precisamente no Sul da Bahia. 

O estado de Rondônia ocupa hoje o terceiro lugar no ranking nacional, ficando atrás da Bahia e Pará. O Governador Confúcio Moura solicitou ao Secretário Evandro Padovani que estabelecesse uma parceria com a Ceplac e demais parceiros no sentido de promoção da revitalização da lavoura cacaueira em Rondônia, com a introdução de novas lavouras, bem como recuperação das lavouras já existentes na região.

O Secretário Padovani ouviu os técnicos e solicitou a Ceplac que entregasse em poucos dias um relatório completo do quantitativo dos cacaueiros existentes no Estado, que ainda se encontram em estado de abandono, bem como os locais onde os mesmos se encontram. O objetivo é promover um diagnóstico para facilitar o direcionamento das ações efetivas a partir da parceria.

A equipe técnica da Ceplac se comprometeu em entregar tais informações em apenas uma semana. O Secretário Padovani se comprometeu em agilizar um termo de cooperação técnica entre o Governo e parceiros, para viabilização da produção e distribuição de mudas de cacau, bem como treinamentos da equipe técnica da Emater/RO para ajudar na Assistência Técnica aos agricultores.

A região Central de Rondônia, composta pelas microrregiões de Ji-Paraná, Ouro Preto e Jaru, com 13 municípios, detém hoje o maior número de cacauicultores do Estado de Rondônia, e apresenta como a maior esperança de desenvolvimento da atividade no Estado, considerando os solos férteis, recursos hídricos e principalmente a presença de vários assentamentos rurais, com milhares de agricultores. Enfim, o Estado de Rondônia reúne todos atributos necessários para se posicionar, em breve, em um grande polo cacaueiro. Ficou evidenciado que a parceria institucional e a participação efetiva do conjunto dos agricultores, são, sem dúvida, os elementos de sucesso.

O superintendente da Ceplac de Rondônia, Cacildo Viana disse que a reunião foi bastante produtiva e que foi explanado na mesma a proposta de uma política pública para a revitalização da lavoura cacaueira ou seja uma parceria envolvendo as instituições ligadas ao setor. Cacildo afirmou que a Ceplac tem tecnologia hoje para fazer 200 mil mudas de cacau clonal por ano, mas para isso é necessário uma parceria e para tanto o fato positivo é que o secretario Padovani já abraçou a causa o que será um marco para que o cacau seja revitalizado em Rondônia agregando renda/valor. “Saímos desta importante reunião com pontos definidos e no próximo dia 22/04 (sábado) vamos assinar o termo técnico de cooperação na propriedade do Senhor Claudio Coimbra (presidente da Câmara Setorial do Cacau em Rondônia), localizada na linha 630, sentido Distrito de Tarilândia, km 27, na ocasião será realizado um dia de campo sobre a lavoura cacaueira com palestras feitas por renomados pesquisadores da Ceplac e demonstração praticas”, disse o superintendente Cacildo Viana bastante otimista.

O secretário Padovani afirmou que por determinação do governador do Estado Confúcio Moura, este projeto será colocado em pratica e para tanto a parceria com a Ceplac, envolvendo: Seagri, Emater/RO, Idaron, Secretarias de Governo em seus respectivos polos de atuação, prefeituras, câmaras municipais e cooperativas será de fundamental importância para a viabilização do planejado. Padovani asseverou que vai buscar todos os meios legais para que no dia 22/04 o termo de cooperação técnica seja assinado e que este ano ainda os produtores possam receber suas mudas de cacau clonal. “Rondônia é a terra de oportunidade e não tem mais espaço para armador e desta feita o Senhor governador Dr. Confúcio Moura colocou como uma prioridade a revitalização da lavoura cacaueira no estado por entender que será um ponto positivo na consolidação do modelo econômico que se desenha. E nós como secretário da pasta estamos fazendo este chamamento para este projeto que tem todos os pontos positivos para dar certo e a parceria será o foco do mesmo para que tenhamos uma fonte de receita solida que é o cacau que ter mercado garantido tanto interno como externo”, pontuou o secretário Padovani. 

A secretaria de Governo Maria Araujo de Oliveira uma das mentoras do projeto de revitalização do cacau para a região central em sua fala disse que aquele momento era muito importante para que as ideias fossem afinadas dentro de um consenso comum entre órgãos envolvidos. A Secretaria Executiva Regional de Governo polo Ouro Preto já participa do projeto revitalização da lavoura cacaueira que tem a participação efetiva da Cooperativa Coomeafes e agricultores dos Assentamentos Margarida Alves e Palmares no Município de Nova União e Padre Ezequiel no Município de Mirante da Serra, bem como vários agricultores dispersos pelo conjunto das duas cidades. Os projetos estão sendo elaborados dentro da linha do Pronaf Floresta, tendo o Banco da Amazônia gestor financeiro se reunido com agricultores oferendo essa linha de crédito.

O governo do Estado segundo informou Maria Araujo de Oliveira está viabilizado um viveiro comunitário para atendimento aos 3 assentamentos, bem como a instalação de 4 (quatro) jardins clonais de cacaueiros produtivos tolerantes a doença Vassoura de Bruxa. A Ceplac, através de sua unidade de pesquisa, sediada em Ouro Preto do Oeste, e a unidade de extensão rural, vem acompanhando os agricultores e promovendo o empoderamento dos agricultores nas tecnologias apropriadas para a produção e beneficiamento das amêndoas do cacau, bem como processamento de chocolates artesanais e outros derivados do cacau.

Para o presidente da Câmara setorial do cacau em Rondônia Cláudio Coimbra o incentivo que o governo do Estado em conjunto com a Ceplac otimiza para a lavoura cacaueira será um marco na redenção desta importante cultura que certamente será um importante gerador de renda/valor. “Saio desta reunião otimista porque presenciamos na mesma pessoas comprometidas em alavancar o cacau em Rondônia e isso é importante para que o projeto seja realmente executado e o seu objetivo seja alcançado”, asseverou Cláudio Coimbra que reforçou o convite para que todos participe no próximo dia 22/04 do evento dedicado a lavoura cacaueira com início às 8 horas da manhã. Após o termino da reunião a comitiva fez uma visita técnica ao campo experimental onde puderam conhecer frutos com tecnologia de ponta desenvolvida por pesquisadores e técnicos da Ceplac que une conhecimento e dedicação a causa da lavoura cacaueira.

Autor / Fonte: Alexandre Araujo

Comentários

Leia Também