Flor do Maracujá apresenta concurso “Eliminatória”

 O Flor do Maracujá apresenta na noite desta quinta feira, o concurso “Eliminatória”. Esse concurso elege dois grupos que no próximo ano, se apresentarão junto com os chamados do grupo Especial.

********

De acordo com programação distribuída pela Federon, dançam na noite de hoje: As 20 h Quadrilha Adulta Junina Tradição; 21h05 Junina Coração Dourado; 22h10 Os Caipiras do Madeira e às 23h15 Unidos do Palheiral (Candeias do Jamari).

********

Amanhã sexta feira os grupos que disputarão o troféu de melhor da 36ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá começam a se apresentar. A primeira quadrilha a ser apreciada pelos jurados do Flor do Maracujá 2017 será a Junina Estrela Divina e a segunda a Matutos do Guaporé.

********

Lembrando que sexta feira 07, também começa o concurso “Eliminatória” entre os grupos Mirins. Quem vai dançar nessa categoria sexta feira é a Mirim Unidos do Palheiral.

********

Na realidade, como só se inscreveram dois grupos, a disputada na eliminatória será apenas para saber qual o que vai dançar primeiro no Flor de 2018.

********

Outra novidade, é que a categoria está trazendo de volta, um dos grupos de quadrilha que foi sucesso nos anos de1980 “Pote Sem Fundo” (mirim) da dona Delícia que vai dançar sábado.

********

E assim o Flor do Maracujá 2017 vai concentrando centenas de espectadores todas as noites. Não precisamos dizer o quanto os barraqueiros estão felizes. Leiam a matéria postada nesta página produzida pelo jornalista Jailto.

********

E tem mais, ouvi um radialista que nunca foi ao Flor do Maracujá criticando os preços praticados pelos donos de barraca restaurante. Segundo o apresentador um ouvinte ligou denunciando que os preços estavam exorbitantes no Flor do Maracujá. Vamos ver:

*******

O Pirarucu a Casaca custa R$ 30 e serve duas pessoas, quer dizer, se fosse individual custaria apenas R$ 15. Mais barato que um X Tudo em qualquer lanchonete de Porto Velho. Olha que o Pirarucu é um dos pratos mais caros nas barracas do Flor este ano.

*******

Sugiro aos colegas da imprensa que não se deixem levar por denúncias sem embasamento. Vai inloco pesquisar para poder informar corretamente.

*******

Caro é Alho. Minha impressão é que, se realmente os preços no Flor do Maracujá estão exorbitantes as barracas não estavam faturando tanto como estão este ano. Vai lá conferir mermão!

********

O que ainda está faltando para que o Flor receba maior número de visitantes, é a Semtran colocar linha de ônibus especial, como tem acontecido todos os anos. Vamos fazer isso senhor secretário de Trânsito!

*******

Terça feira 04 a Federon realizou o Concurso Troféu “Pedro Botelho” entre os grupos que inscreveram personagens como Casal de Velho, Guarda, Caçador e Seringueiro, Padre e Sacristão e Juiz e Escrivão.

*******

O resultado oficial desse concurso, não pode ser anunciado, porque um dos julgadores, não entendeu o regulamento e deu nota abaixo de NOVE o que era proibido. Assim sendo, a coordenação do Troféu que tem a frente o Silfarney Silva marcou reunião entre os presidentes dos grupos que participaram do concurso, para decidir se a nota da julgadora, vai valer ou não. De Qualquer maneira. Caso as notas sejam computados o resultado será:

********

Velho e Velha e Padre e Sacristão vai para a Rosas de Ouro. Guarda (Girassol das Três Marias). Juiz e Escrivão (Rádio Farol), Caçado e Seringueiro empate entre as Juninas a Roça é Nossa e Forte Príncipe e Lampião e Maria Bonita (Rádio Farol).

*******

To na Cidade da Cultura no Arraial Flor do Maracujá te esperando atrás do palco morena!

 

Flor do Maracujá 2ª noite Troféu Pedro Botelho


As arquibancadas ficaram lotadas no segundo dia do arraial for do Maracujá, a animação tomou conta da noite, com as apresentações dos personagens de cada quadrilha, sendo eles: Guarda, Seringueiro, Caçador, Juiz, Escrivão, Lampião, Maria Bonita e Casal de Velhos. Os vencedores de cada item, farão jus ao Troféu Pedro Botelho que será entregue na noite do dia 16, último dia do evento.

Este ano é comemorada a 36° Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás - Arraial Flor do Maracujá, sob a coordenação da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia (Federon), com apoio do Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Prefeitura de Porto Velho.

Para o diretor financeiro da Federon Severino Castro, a competição dos melhores personagens é uma nova modalidade e se restringe a nível estadual, mas o casal de noivos e rainha vão ser classificados para ir representar o estado em uma competição a nível nacional em Fortaleza e no Rio de Janeiro. Sobre os percalços e novidades do 36° arraial Flor de Maracujá ele diz:

“É uma novidade do Flor de Maracujá trazer as apresentações dos personagens para animar a festa, pois, enfrentamos adversidades, as datas foram trocadas, era para vir o grupo Fala Mansa e não veio, mas a gente consertou tudo com muito carinho, colocamos a banda Rabo de Vaca e deu muito certo. Queríamos nos desculpar com o público, o Flor do Maracujá enfrenta um problema, pois, boa parte dos patrocínios não vieram, e tudo ficou a cargo da Federon, que ajuda como pode, mas fora isso, a festa está acontecendo, não poderíamos deixar de apresentar esta festa tão importante para a nossa cultura e que o povo gosta tanto”, Disse Severino.

As apresentações começaram por volta das 21h00, com a disputa dos melhores personagens de cada quadrilha, que foi sorteada pela comissão da Federon, já os jurados foram representados pelos presidentes de cada quadrilha, tendo a regra que não poderiam votar na sua. Girassol das Três Marias, e Mocidade Junina foram algumas das quadrilhas que competiram na noite.. O Padre e o os Sacristãos da Girassol das Três Marias foram os primeiros a se apresentar, Rádio Farol e Rosa Divina seguiram com a competição, logo depois os outros personagens abrilhantaram a arena.

Antes da competição vários personagens esperavam ansiosos pela sua vez, como é o caso do dançarino Bruno que estava representando o personagem do Guarda, ele já dança em quadrilha há cinco anos, três deles dedicados a Forte Príncipe, sobre a expectativa da apresentação ele fala: “Esta noite para a gente é especial, pois, é a primeira vez que os personagens vão se apresentar, nos ensaios os passos são diferentes do que a gente faz na quadrilha, pelo que estou vendo o nível está alto, o que dificulta, pois, temos que superar os outros personagens, mas acredito no ensaio que tive, nossa quadrilha é muito unida, estamos dando o nosso melhor para ganharmos hoje”, disse o dançarino.

O arraial fica localizado na Cidade da Cultura, antigo Parque dos Tanques e a entrada é franca. A arquibancada tem capacidade para sustentar cerca de 2.500 pessoas (cada módulo), o efetivo de bombeiros para os primeiros dias foi de sete civis, nesta quinta-feira é esperado o dobro dos espectadores, aumentando para dez o número dos bombeiros para fazer a segurança do local, uma ambulância com equipe médica também atenderá o público durante todos os dias do arraial.

As notas dos juízes estão sendo apuradas pela comissão da Federon, e serão divulgadas amanhã na coluna do Zékatraca.

Por: Jaylson Vasconcelos

Autor / Fonte: Zekatraca

Comentários

Leia Também