Famílias carentes recebem enxoval para recém-nascidos em Ariquemes

Famílias carentes recebem enxoval para recém-nascidos em Ariquemes

Kits foram entregues em solenidade na última semana

Gabriela Florin tem 18 anos e recentemente se tornou mãe de gêmeos. Com seis meses de idade, a avó Elenilda Florin conta que a família estava batalhando para conseguir comprar os itens mais básicos, e que com a entrega do kit Mãezinha Rondoniense, feita na em Ariquemes, todos da casa já respiram mais aliviados. “As coisas vieram em boa hora. Ficamos preocupados com a gravidez dela e quando descobrimos que eram gêmeos a situação complicou ainda mais, mas sei que Deus faz tudo da forma correta e que tudo que ganhamos vai ajudar muito”, resumiu.

Gabriela está entre as 84 mulheres que receberam os primeiros kits de enxoval do programa Mãezinha Rondoniense, promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Seas), com a presença da secretaria Marionete Sana, do prefeito de Ariquemes Thiago Flores e do deputado estadual Alex Redano, responsável pela emenda parlamentar que levou o programa ao município. O objetivo da iniciativa é acompanhar estas mães, desde a gestação, oferecendo orientações e informações que ajudem a contribuir com a diminuição da mortalidade materna e neonatal, segundo a coordenação de assistência social da Seas. “Depois da solenidade de entrega, que levou o material a um dos municípios assistidos pelo programa, os Cras ficam responsáveis pela entrega dos kits às mães que se encaixam nos critérios previamente analisados”, explicou Nálei de Carvalho, coordenadora interina do CAS.

São 16 itens, que vão de lençol para berço até fraldas, sabonetes e cotonetes. Para ter direito, as mães precisam estar no CadÚnico, fazer parte de algum programa do governo federal (como o Bolsa Família), e ter o Número de Identificação Social (o Nis), além de estar no acompanhamento feito pelo Centro de Referência de Assistência Social do município. Pimenteiras, Corumbiara, Cabixi e Chupinguaia também já são assistidos pelo programa.

Autor / Fonte: Decom-RO

Comentários

Leia Também