Faltam 12 dias para o início do Arraial Flor do Maracujá

 A partir de hoje, faltam 12 dias para o início do Arraial Flor do Maracujá! Até agora os dirigentes dos grupos folclóricos estão a ver navio. Nem mesmo os recursos prometidos pelo prefeito Hildon Chaves e pelo ex senador Expedito Júnior durante o coquetel de lançamento do Arraial na sede da Federon no Parque dos Tanques dia 27 de maio, quando os dois disseram em seus discursos que estavam viabilizando junto a empresas privadas, recursos para os grupos montarem seus temas, estão garantidos.

*********

Com isso, tem dirigente de grupo folclórico ficando careca, de tanto arrancar cabelo da cabeça, pensando no que fazer para sanar dívidas contraídas por conta da promessa do prefeito.

********

O interessante, é que a parte de responsabilidade da Funcultural, foi praticamente resolvida na manhã de ontem, quando a Semfaz informou que não tem problema nenhum, a Fundação firmar contrato com cada grupo, para receber recursos para se apresentar no Flor do Maracujá. Lembrando que o valor assegurado pelo prefeito para a Funcultural repassar aos grupos, é de R$ 200 Mil que será rateado entre 40 grupos.

********

A cobrança la de cima, diz respeito aos recursos oriundos da iniciativa privada. O prefeito e o ex senador entram nessa, porque se comprometeram a fazer o contato com as empresas.

*******

O certo é que o Flor do Maracujá tá batendo na porta e até hoje, os grupos não conseguiram nada. Quando escrevo nada, é porque, antes, pelos menos, a Federon abria crédito junto as lojas especializadas em produtos juninos e a turma comprava fiado pra pagar com os recursos que receberiam depois. Este ano nem isso conseguiram. Tudo por falta da certeza de que terão a subvenção.

********

Volto a lembrar. Nada disso vai impedir na realização do XXXVII Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá. A diferença, é que se a grana não sair, não haverá competição. O Flor do Maracujá vai acontecer e sua abertura será no dia 3 de julho.

*******

Aliás, depois da entrevista com o Júlio César Siqueira da Semdestur, fiquei com a pulga atrás da orelha.

*******

Primeiro porque ele disse que o Ministério do Turismo não garantiu recursos para a contratação dos artistas que estão agendados até agora, para se apresentarem nos Festivais de Praia de Jacy e Fortaleza do Abunã.

*******

Ele não falou, porém, para o bom entendedor meia palavra basta. Quero dizer, se não tem dinheiro para os artistas dos Festivais de Praia, com certeza não haverá também para a contratação do Fala Mansa. Isto porque a fonte é a mesma, ou seja, o Ministério do Turismo.

*******

Quem ainda está sonhando com o show do Fala Mansa é o Fernando presidente da Federon e o Judilson que foi quem inventou ou fez a cabeça da direção das Federon que conseguiria trazer o Fala Mansa para fazer a abertura do Flor do Maracujá.

*******

No dia do coquetel de lançamento do Flor, o presidente da Funcultural Antônio Ocampo Fernandes frisou em seu discurso: “Estamos presenteando você da Federon com o show do Fala Mansa”. Será que a Funcultural tem realmente esse show garantido?

*******

Vamos ficar torcendo para que tenha, se não a Federon vai ter que se virar para colocar um show de primeira na abertura do nosso maior evento folclórico. Aliás, não deixem que essa notícia se transforme em folclore!

*******

Na próxima semana, as empresas que ganharam a concorrência para colocar a estrutura no Flor do Maracujá começam a montagem do palco, arquibancada, tendas e tudo mais.

*******

O Roberto Matias da Rosa Divina só vive lembrando a marchinha de carnaval: “Com dinheiro, ou sem dinheiro, ô ô eu danço ... quadrilha no Flor do Maracujá”. Isso é que é amor pela cultura popular! O resto é promessa.

Júlio César da Semdestur garante recursos no MinTu

Em recente viagem a Brasília onde participou junto com a deputada Mariana Carvalho (PSDB/RO), de audiência com o Ministro do Turismo Max Beltrão, o subsecretário de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo – SEMDESTUR Júlio César Siqueira, conseguiu recursos que serão empenhados no mais tardar na primeira semana de julho, para a realização do réveillon 2017/18. “Em virtude de estarmos pleiteando junto ao Mintur recursos a serem investidos em eventos turísticos na cidade de Porto Velho, fomos até a capital feral, onde acompanhado da deputada Mariana Carvalho nos reunimos com o Ministro Max Beltrão e solicitamos apoio financeiro para a implantação do Shopping Popular, realização dos Festivais de Praia, festa do aniversário da cidade e também o réveillon. O Ministro explicou que em virtude da verba do ministério ter sido contingenciada, garantia apenas, que no próximo mês (julho), estará no Sistema, o recurso para a realização do Réveillon no valor de R$ 239 Mil”, disse Júlio.

Sobre os festivais de praia de Jacy Paraná e Fortaleza do Abunã o que ainda não foi possível confirmar, foram os shows com artistas nacionais, como inclusive foi divulgado em alguns sites e redes sociais. “Em virtude do contingenciamento, nada está garantido em relação a shows com artistas nacionais. Ainda hoje (ontem) a tarde , vou reunir os secretários das pastas que participam da coordenação desses festivais, para comunicar sobre a reunião com o Ministro Beltrão. Posso garantir que os Festivais irão acontecer com atrações locais, como a Corrida de Voadeira”.

Júlio César falou que a força do mandato da deputada Mariana Carvalho ajudou muito para que os pleitos encaminhados ao ministro fossem recebidos e que os mesmos serão analisados para atendimento. “Nosso agradecimento especial a nossa deputada Mariana Carvalho que é sem dúvida alguma, uma grande parceira da SEMDESTUR e da administração do Dr. Hildon Chaves”, disse o secretário.

Cultura Popular

Domingo passado 18, encerraram-se as apresentações de grupos folclóricos pelo Projeto “É São João no Mercado Cultural”, porém, garantiu Júlio César, a Semdestur vai continuar com a programação. Assim que terminar o Arraial Flor do Maracujá. Vamos levar o Projeto para o Parque da Cidade e ainda vamos incrementar outras ações, como a realização da 'Feira Noturna' e a 'Feira do Artesanato'. “A programação com os grupos folclóricos, vai até o final do mês de agosto, depois, passaremos a promover encontros com as escolas de samba de Porto Velho”, finalizou Júlio César.

Ceará dando as caras no Palácio das Artes em PVH

Irreverente e atual, além da imensa facilidade em fazer o público rir com seus personagens, o comediante Wellington Muniz, o “Ceará”, estará em Porto Velho nos dias 01 e 02 de julho no Teatro Palácio das Artes. Em seu repertório de humor está a imitação de cantores como Maria Bethânia e Tina Turner. No primeiro dia, sábado, o espetáculo será às 20 horas, e no segundo, domingo, às 19 horas.

O comediante representa com maestria também o apresentador Sílvio Santos – um de seus personagens de maior destaque, dentre tantos outros. Tem ainda a jornalista Marília Gabriela, que se transforma, por meio do “Ceará”, em Gabi Herpes. Os personagens dele versam sobre questões atuais das mais variadas. A peça é escrita pelo próprio Wellington Muniz, em parceria com Pedro Haidar.

Com agenda cheia, “Ceará” já apresentou a peça em vários estados – Minas Gerais, Ceará, Rio de Janeiro, Paraná e Sergipe, sempre lotando as casas de espetáculo por onde passa, tanto nas capitais quanto no interior.

Foi por meio do programa “Pânico”, da Band, que os personagens representados por Wellington Muniz ficaram conhecidos em todo o Brasil. Ele deixou esse programa em 2014 para se dedicar aos projetos pessoais relacionados à carreira.

A produção do stand up em Porto Velho tem a assinatura da D’Boa Produtora, que já tem em seu catálogo a peça “A.M.A.D.A.S”, com Elizabeth Savala – outra comédia, que lotou o teatro Palácio das Artes nos dias 30 de abril e 01 de maio passado. Informações: 9.9231- 7448.

Autor / Fonte: Zekatraca

Comentários

Leia Também