Expoac promove encontro de negócios para produtores rurais 

Expoac promove encontro de negócios para produtores rurais 

rodutores puderam conhecer métodos de financiamento durante o encontro (Foto: Magda Oliveira/G1)

A Associação Rural de Cacoal (Arca) reuniu produtores rurais e instituições bancárias para um encontro de negócios no Parque de Exposição. A intenção do encontro foi apresentar as linhas de crédito, para que os produtores possam se antecipar e solicitar seus financiamentos. Esteve presente no evento cinco instituições bancárias.

O produtor rural Martin Ninke é morador da Linha 6 em Cacoal, e trabalha na agricultura familiar. Em sua propriedade ele cultiva café clonal e conta que desde o mês de outubro de 2016 pediu um financiamento para investir em sua lavoura, mas até o momento não conseguiu liberação.

“Eu acredito que existe muita burocratização para conseguir financiamento. Nós produtores precisamos investir na irrigação, adubação, e manejo de nossas lavouras e tudo isso gera custos, por isso precisamos que os financiamentos sejam mais facilitados”, ressaltou o produtor.

Júnior Alves é gerente de uma cooperativa de créditos, ele conta que em sua agência o produtor poderá encontrar mais de 10 linhas de créditos para investir em suas propriedades, que atenderá o pequeno, médio e grande produtor. Somente em Cacoal a cooperativa já disponibilizou mais de R$ 30 milhões para o agronegócio.

“A ideia de ter esse encontro, é para que os produtores possam antecipar os pedidos de cadastro e já iniciem o processo de financiamento, pois a liberação do dinheiro pode demorar de 45 a 60 dias. E com essa antecipação, até o dia da feira os valores já estarão liberados, e os produtores poderão fechar seus negócios”, disse Júnior.

Segundo o diretor de comunicação da Arca Silvio Masieiro, o encontro de negócios possibilitou que os produtores conhecessem de forma antecipada, todas as linhas de crédito que estarão disponíveis durante a Exposição Agropecuária de Cacoal (Expoac).

“Essas linhas de créditos já estão disponíveis nas agências, mas falta conhecimento, os interessados não sabem como conseguir esses financiamentos, por isso trouxemos esses produtores até a Arca, onde as cinco instituições financeiras tiveram a oportunidade de explicar suas formas de trabalho”, contou Silvio.

Autor / Fonte: Magda Oliveira, G1Cacoal e Zona da Mata

Comentários

Leia Também