Estacionamento emperrado; precauções contra suicídio e o Plano de Assistência Médica do Ipam



Espaço... –
No final do último mês de janeiro o governo do Estado anunciou a construção de um estacionamento no Espaço Alternativo, local utilizado para caminhadas às imediações do Aeroporto Jorge Teixeira, na capital. Foi feito um “barulho” enorme no início dos trabalhos da terraplenagem do estacionamento que tem previsão para mais de 2 mil vagas. Estamos no meio do mês de março e o local está abandonado, apenas com uma ampla área desmatada um lamaçal considerável. É o fim das rosca...

...Alternativo – Assim como o prometido estacionamento, o Espaço Alternativo está com as obras paralisadas devido a denúncias de irregularidades. A luta para construir a obra vem desde o primeiro mandato do governador Confúcio Moura (PMDB). Iniciada e paralisada inúmeras vezes em razão das suspeitas de corrupção, já foram consumidos milhões de reais e não se consegue viabilizá-la. Até parece que tem “cabeça de burro” enterrada na área.

Ipam – O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), que já substituiu o presidente do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município (Ipam), João Bosco com menos de dois meses de trabalho, deve dedicar atenção especial para o órgão. Um dos sérios problemas do Ipam está relacionado ao Plano de Assistência Médica. Não sabemos se Bosco deixou o cargo, porque prometeu uma ampla auditoria, mas o prefeito Hildon deve abrir o Ipam para que o povo, que o mantém saiba da sua real situação.

Suicídio – Em passado recente a imprensa não publicava suicídio, porque a ética da categoria não permitia. Bons tempos. Hoje os suicídios são explorados com manchetes impactantes e ficou evidente, que realmente a publicidade exagerada acaba induzindo pessoas com problemas emocionais. Preocupado, o deputado estadual Airton Gurgacz (PDT/Ji-Paraná) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa (Ale) para que o Estado institua o Plano Estadual de Combate ao Suicídio e a Semana Estadual de Prevenção do Suicídio.

Trânsito – A exemplo da luta contra o suicídio, proposta pelo deputado Airton Gurgacz, poderia ser desenvolvida uma ampla campanha de conscientização no trânsito em Porto Velho. Estado e prefeitura da capital, que aplicam verbas consideráveis em publicidade, poderiam destinar uma boa parte dos recursos para melhorar as condições de trânsito em Porto Velho e nas maiores cidades do Estado. As campanhas certamente trariam benefícios para Estado e municípios. 

Respigo

O jornalista Carlos Terceiro postou comentário na coluna Opinião do RD alertando que as emendas (parlamentares) são federais. Realmente são federais (senadores e deputados) e também as estaduais (dos deputados) individuais e coletivas +++ Talvez Terceiro não tenha se atentado para o último parágrafo da Opinião. Lá está bem definido as emendas (federais e estaduais) que poderiam ser unificadas, paralelas, conjuntas: “Realmente é necessário um programa estadual para a correta aplicação das emendas e para a efetivação da proposta do deputado, em unificar as emendas estaduais e federais”... +++ O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) esteve reunido na manhã de hoje (13), na sede do Sindicato da Justiça (Sinjur) em Porto Velho, para discutir as reformas da previdência social e trabalhista. Participaram 16 representantes sindicais que tiveram todo o apoio de Raupp na luta para alterar propostas que estão em discussão no Congresso Nacional, encaminhadas pelo governo federal +++ O mosquitinho que está proliferando em Porto Velho e incomodando boa parte da população já recebeu apelido dos bem humorados de plantão. O pequeno inseto está sendo chamado de “Garçon”, um político do Estado que, além de chato está em todos os lugares... 

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também