Em reforma, Hospital Municipal transfere atendimentos para UBS

Em reforma, Hospital Municipal transfere atendimentos para UBS

As consultas médicas realizadas no Hospital Municipal Amélio João da Silva, da cidade de Rolim de Moura (RO), foram transferidas para as Unidades Básicas de Saúde (UBS).  A decisão foi informada na última quinta-feira (25/01), por membros da Secretaria Municipal de Saúde em uma reunião com os Presidentes dos Bairros do município.

Com a reforma iniciada no HM, os atendimentos ambulatoriais foram todos transferidos para as UBS’s dos bairros e somente casos de urgência e emergência serão atendidos no hospital.

De acordo com o Secretário de Saúde, Doutor Jorge Tenório, a medida visa potencializar os atendimentos e evitar transtornos aos pacientes que precisam de algum tipo de atendimento ambulatorial. “Estamos planejando um novo fluxograma para o atendimento nas UBS's e no Hospital de modo a favorecer, facilitar e otimizar o atendimento à toda população rolimourense. Acreditamos que a representação social é imprescindível na tomada de decisões”, destacou o Secretário Dr. Jorge Tenório.

As Unidades atenderão uma porcentagem de pacientes que estão agendados e outra de demanda espontânea.

MUITO IMPORTANTE: O Hospital Municipal CONTINUARÁ ATENDENDO URGÊNCIA E EMERGÊNCIA.

Casos de emergência são aqueles em que há risco imediato de morte ou de lesões irreparáveis para o paciente. Por exemplo, um infarto do coração.
Enquanto que os casos de urgência são aqueles resultantes de acidentes pessoais (por exemplo, uma fratura causada por uma queda) ou de complicações na gravidez.

VEJA ABAIXO O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE:
De Segunda à sexta-feira das 7h às 18h
UBS CIDADE ALTA
UBS CENTRO NORTE
UBS ALBERT SABIN
UBS JARDIM TROPICAL
POLICLÍNICA

De Segunda à sexta-feira das 7h às 17h
UBS PLANALTO
UBS NOVA ESTRELA

POLICLÍNICA
A Policlínica terá um médico atendendo de segunda à sexta (das 07h às 18h) aqueles pacientes que, porventura, não conseguiram atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e contará com uma sala de OBSERVAÇÃO, fazendo apenas atendimento ambulatorial (A assistência médica ambulatorial é um tipo de atendimento criado para dar atenção básica e ampliar ou até mesmo absorver a demanda dos grandes hospitais. Além de garantir acesso às consultas em diversas especialidades, ela oferece serviços de apoio diagnóstico para casos como alergias alimentares, curativos, febre, gripe, inalação, pressão alta, entre outros). OBS IMPORTANTE: A POLICLÍNICA NÃO FARÁ ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, APENAS AMBULATORIAL.

Autor / Fonte: Assessoria / Prefeitura

Comentários

Leia Também