Em Porto Velho as festas juninas estão a mil por hora

Enquanto em Porto Velho as festas juninas estão a mil por hora, basta lembrar que estão acontecendo simultaneamente, o Arraial Flor de Cacto todas as noites no bairro Caladinho.

*******

Sábado que vem dia 3, vai acontecer no Mercado Cultural o Arraial Municipal com apresentações de grupos folclóricos e a famosa quadrilha improvisada, que, pasmem. Terá o Judilson da Funcultural como “Velho”, o Eudson como “Padre”, o Buchada como “Guarda” a Jória como “Velha” e o Ocampo como “Marcador”. Dizem que o prefeito será o “Juiz” e o Tatá o “Escrivão”.

*******

Domingo mais uma vez, a Semdestur promove o “É São João no Mercado Cultural” com apresentações de grupos de Quadrilha e Boi Bumbá.

*******

O que quero informar de verdade, é que recebi na tarde de ontem, a visita do Rafael Lira radialista e ativista cultural em Itapuã do Oeste. Lira como é mais conhecido, veio tratar da divulgação do “Arraial das Mangueiras” que vai acontece nos dias 7, 8 e 9 de julho.

********

Quem estar nessa organização com o Lira é o meu amigo Allan Porronca, Amo do Bumba Meu Boi “Estrela do Jamari”. Aliás, o Bumba Meu Boi “Estrela do Jamari” será uma das atrações do Arraial. De Porto Velho vai o Boi Bumbá Campeão do Flor do Maracujá Corre Campo o Gigante Sagrado da Amazônia Ocidental.

*******

Tá certo que a festança em Itapuã, só vai acontecer no mês de julho, porém, não custa nada trabalhar a divulgação com bastante antecedência, que é para os turistas se programarem para visitar a capital da cassiterita em Rondônia.

********

Sou vizinho do Arraial Flor de Cacto e posso dizer, que realmente o evento coordenado pelo Clodoaldo Negaça tá fazendo o maio sucesso, mais do que no ano passado. Segunda feira 29, não dava pra andar com tanta gente.

*******

Na arena a quadrilha da Laura a Forte Príncipe, dava show e o público que literalmente lotou arquibancadas e camarotes, aplaudia calorosamente. Foi tão aplaudido que os quadrilheiros da Forte Príncipe foram pra casa se imaginando campeões do concurso do Cacto.

*******

Hoje é a vez da quadrilha do Allan Berg a Nova Estação se apresentar para os jurados e o público do 20º Arraial Flor de Cacto.

*******

Ano passado a Nova Estação apresentou no Flor do Maracujá a história da Madeira Mamoré e a música tema foi tema era de minha autoria “Balanço do Trem”, espero que eles apresentem esse tema hoje no Cacto. Estarei lá dançando xaxado. Vamos nessa Allan!

*******

Por falar em Cacto, quem está se revelando como apresentador de Arraial, são os folcloristas Jardesson e Rodrigo, os caras dão show na locução. Quem marca presença toda noite, é o secretário da Semdestur Júlio César com sua fiel escudeira Ciane.

*******

Agora os Bois Bumbás de Porto Velho tem uma entidade representativa, trata-se a Liga Guarnicê de Boi Bumbá”. O primeiro evento da Guarnicê vai acontecer no dia 10 de junho, é a Feijoada dos Bumbás que será servida no Bar da Olga que fica a rua Campos Sales na Zona Sul.

*******

Todos os bumbás estão empenhados no sucesso do evento. Os presidentes de cada grupo, são os responsáveis pela venda dos convites/feijoada que custa apenas R$ 20. A idéia é, dentro em breve, todos os bois deixarem a Federon apenas para os grupos de quadrilhas. Já era tempo dos bois darem o grito de independência. Sucesso!

*******

O Fernando da Federon não está gostando dessa concorrência não. Aceitou com um ar de insatisfeito. Afinal de contas, são menos dez votos quando houver eleição na Federon.

*******

No Flor do Maracujá de 2018, com certeza cada entidade, cuidará do seu estilo de dança, a Federon das quadrilhas e a Guanicê dos bois bumbás. Quero ver quem vai falar mais forte!

Nova Estação – Atração de hoje no Flor de Cacto
 

A 20ª edição do Arraial Flor de Cacto, chega nesta quarta feira 31, a sua 6ª noite e apresenta show com o grupo de quadrilha junina “Nova Estação”.

O Flor de Cacto 2017, começou na última sexta feira 26, com apresentações de grupos convidados e sábado 27, começou o Festival que vai eleger o melhor grupo de quadrilha junina da 20ª edição do Arraial. Quem abriu o concurso na noite de sábado, foi a junina Matutos do Socialista; domingo quem se apresentou foi a Girassol das Três Marias; segunda feira Forte Príncipe; terça feira Rosa Divina e nesta quarta feira 31, a Nova Estação é quem vai mostrar seu potencial aos jurados.

O Arraial que é considerado o segundo maior evento folclórico de Porto Velho, tem concentrado centenas de pessoas todas as noites. “Fiquei admirado com a frequência do público segundo feira, tinha mais de 5 cinco mil pessoas no arraial” disse o apresentador do evento Jardesson.

A programação prossegue até domingo dia 4, com as seguintes apresentações: Quinta feira, Coração Dourado e a Roça é Nossa; Sexta dia 2, Mocidade Junina e JUABP; Sábado dia 3, Flor da Primavera e Rádio Farol adulta.

Domingo após a premiação dos vencedores do Festival Flor de Cacto, vão se apresentar, as juninas Rádio Farol Mirim e a Junina Mocidade de Humaitá.

Segundo os locutores do Arraial, Jardesson e Rodrigo as apresentações folclóricas começam as 21 horas.

Comidas típicas

Várias barracas estão montadas no espaço do Campo 1º de Maio, onde acontece o Arraial Flor de Cacto, nas barracas que atuam como restaurante, é possível degustar os seguintes sabores: Pato no Tucupi, Galinha Caipira ao Molho Pardo, Picanha, Vatapá, Tacaca entre outros. Nas barracas pequenas a pedida é Pamonha, Milho Cozido, Bolo de Macaxeira, Mungunzá e variedades de sucos, além de pastel frito na hora. Outra atração bastante procurada é o Parque de Diversão.

O Arraial Flor de Cacto está montado no Campo 1º de Maio no bairro Caladinho Zona Sul de Porto Velho.

Autor / Fonte: Zekatraca

Comentários

Leia Também