Em construção desde 2014, sistema de saneamento básico começa a operar

Em construção desde 2014, sistema de saneamento básico começa a operar

Esta semana é considerada histórica para o município de Cerejeiras. Na tarde de ontem (quarta-feira, 30), foi feito a primeira ligação na rede de saneamento básico da cidade. 

A primeira ligação na rede de esgotamento sanitário foi feita na Prefeitura de Cerejeiras, um órgão público, conforme orienta a lei. Outros órgãos públicos, como os postos de saúde e escolas, também serão interligados à rede em breve. Assim, o sistema de saneamento já começa a operar – primeiro atendendo aos órgãos públicos e depois as residências e estabelecimentos comerciais. Com isso, Cerejeiras será o primeiro município do Cone Sul a ter o sistema esgotamento sanitário operando.

Apesar de estar iniciando a operação, no entanto, os gestores públicos do município terão de decidir como o sistema será administrado. A sugestão de criar uma autarquia do modelo SAAE é a mais defendida até o momento.

O sistema de saneamento básico será importante para a população de Cerejeiras, pois vai diminuir a ocorrência de doenças, de contaminações e de pernilongos, segundo afirmam lideranças políticas do município.  “Quando todas as ligações forem executadas, as domiciliares e as empresariais, o sistema vai trazer uma saúde pública de melhor qualidade a todos os munícipes”, disse o prefeito Airton Gomes (PP) ao FOLHA DO SUL ONLINE, em mensagem pelo WhatsApp. 

A área urbana de Cerejeiras será uma das únicas do Brasil a ter uma cobertura de 98% de saneamento básico. A obra foi fruto de investimento do governo federal, custou mais de R$ 30 milhões e começou a ser construída em 2014. Além das tubulações, o sistema de captação de esgoto e água de banheiro contam também com uma estação de elevação e uma de tratamento, ambas fora da área urbana de Cerejeiras.

 

Autor / Fonte: Folha do Sul 

Comentários

Leia Também