Eleições em Ariquemes sinalizam equilíbrio, continua expectativa sobre eleição suplementar em Candeias do Jamari, Lazinho e Sobrinho são os “sobreviventes” do PT

 

Ariquemes – Em contato com lideranças políticas e empresariais de Ariquemes e tendo como tema as eleições a prefeito e vereador do próximo ano, a conclusão que dificilmente o atual prefeito, Thiago Flores (PSL), caso opte por concorrer à reeleição obtenha sucesso. O nome mais comentado nos bastidores da política em Ariquemes é do atual vice-prefeito, Lucas Follador (DEM), que foi muito bem votado a deputado federal (26.566 votos) em 2018. Quem também aparece com grandes chances de sucesso é o ex-deputado estadual, Tiziu Jidalias (Podemos), que somou 28.577 votos e está na primeira suplência. Tiziu somou 233 votos a mais que o deputado federal Coronel Chrisóstomo (PSL), mas ficou na primeira suplência.

Redano – O deputado estadual Alex Redano, do PRB, não pode ser descartado numa disputa pela Prefeitura de Ariquemes, mesmo já tendo sido eleito presidente da Assembleia Legislativa (Ale) para o biênio 1921/22. Alex é hoje a maior liderança política de Ariquemes e da região. Ele foi vereador e presidente da câmara em vários mandatos, se elegeu deputado estadual em 2014 e se reelegeu em 2018 com a sexta maior votação do Estado (13.233). Sua esposa Carla é vereadora e presidente da câmara desde o primeiro dia do ano. Como diz o Rei Roberto Carlos em uma das suas canções: Redano “é o cara”. Quem viver verá...

Eleição – A preocupação dos moradores de Candeias do Jamari com o futuro do município é grande, após o prefeito Luiz Ikenohuchi (DEM) ser cassado pela câmara de vereadores em fevereiro último acusado de improbidade administrativa. O presidente da câmara Lucivaldo Fabrício (DC) assumiu e a Lei Eleitoral, diz que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tem 60 dias para marcar data de eleição suplementar. No último dia 25 foram completados 30 dias do afastamento e esta semana Ikenohuchi teve rejeitada na justiça tentativa de retornar ao cargo, porque a cassação é de competência dos vereadores. Mobilização eleitoral na cidade há, e a professora Loreci Carnoski (PSB), é o nome mais comentado no caso de eleição suplementar.

Reeleição – Foram muitas as mudanças na equipe de trabalho do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) durante os quase 27 meses de governo. E pelo andar da carruagem não param, pois segundo o colunista do “Diário da Amazônia”, jornalista Carlos Sperança Neto, o prefeito Hildon teria assumido a condição de disputar a reeleição no próximo ano, que já estaria reduzindo a influência do ex-senador Expedito Júnior da sua administração e fumado o cachimbo da paz com o vice-prefeito, Edgar do Boi, que tem a língua mais comprida que a de lagarto, mas é um “pé de boi” para trabalhar. O tempo é o Senhor da razão’’.

Sobrinho – Recuperar a credibilidade do PT é o maior desafio dos seus membros mais tradicionais. Em Rondônia, após a morte precoce do ex-deputado federal Eduardo Valverde, em acidente da BR 364 a liderança de maior expressão é o deputado estadual Lazinho da Fetagro, de Jaru, que conseguiu se reeleger em 2018 com 14.908 votos, o quinto mais bem votado. Ele nunca demonstrou interesse em disputar a Prefeitura de Jaru, mas é um nome a ser considerado. O ex-prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, que conseguiu se livrar de várias acusações é mais um “sobrevivente” do PT, partido que já dominou a política no País. Lazinho e Sobrinho são dois nomes que poderão ajudar o PT a “ressuscitar” em Rondônia.

Respigo

Certamente na sessão ordinária da Assembleia Legislativa (Ale) de hoje (26), a partir das 15h o assunto predominante é sobre as rodovias e as estradas de leito natural do Estado, que estão sem condições de tráfego. As críticas e pedidos de recuperação das vias pelos deputados ocorrem desde o início da legislatura em fevereiro último +++ Realmente o DER tem que criar meios e formas de promover recuperação urgente da malha viária do Estado, seja pavimentada (sic) ou não. Há inclusive situações de isolamentos de comunidades +++ Servidores a Ale com o sorriso de orelha a orelha no dia de hoje. É que o pagamento salarial referente ao mês de março amanheceu na conta do pessoal +++ Reunião da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) realizada em Brasília esta semana, dentro do Encontro Nacional dos Prefeitos elegeu a nova diretoria da entidade. Hildon foi reeleito para a vice-presidência de relacionamento com o judiciário.  

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também