Edgar do Boi administra Porto Velho, PCdoB disputará cargos majoritários, transporte coletivo tem tarifa abusiva na capital



Coerência – Prevaleceu o bom senso e a legalidade na transmissão de cargo do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) para o vice-prefeito, Edgar (do Boi) Tonial, do PSDC. Durante 29 dias Edgar do Boi estará no comando do município devido a licença de Hildon, que está em viagem com a família para os Estados Unidos e França. Edgar do Boi tem quase um mês para ajustar alguns setores da administração, que já mudou vários secretários em pouco mais de seis meses.

Golpe – A citação do nome de Edgar do Boi em depoimento de um representante da JBS em denúncia na Operação Lava-Jato, nada tem a ver com a sua eleição a vice-prefeito, na chapa de Hildon. Pelo que se saiba Boi não tem nenhum problema eleitoral que justificasse a posse do presidente da câmara de vereadores da capital, Maurício Carvalho (PSDB) no cargo de prefeito com a licença de Hildon, como se cogitou recentemente. Prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém...                                                                      

PCdoB – O partido comunista liderado em Rondônia pelo combativo professor Francisco Pantera vai “pras cabeças” nas eleições do próximo ano. Na próxima quinta-feira (13) na sede do partido em Porto Velho serão lançadas as pré-candidaturas de Pantera para o Senado e do advogado Jackson Chediak a governador. O partido tem mais de 14 mil filiados no Estado, mas Pantera garante que o número será bem maior em 2018 e que o PCdoB estará organizado nos 52 municípios. O partido também terá chapa completa à Assembleia Legislativa (Ale) e pretende eleger dois deputados.

Fogo – O problema é antigo, mas todos os anos a situação se agrava durante o período de verão (seca) em Rondônia: as queimadas criminosas. Porto Velho, município de maior densidão territorial lidera os focos. Somente no último final de semana (8 e 9) foram constatados 30 focos de queimadas em Porto Velho, 21 em Alto Paraíso, vinte em Candeias do Jamari e dezesseis em Pimenteiras. Os números são preocupantes e exigem da Secretaria do Meio Ambiente do governo do Estado, a Sedam um trabalho de fiscalização, orientação e até punição mais eficiente. Além do meio ambiente também são prejudicados os humanos, que devido a fumaça tem aumento das complicações pulmonares.

Transporte – O jornalismo atual, onde predominam os sites eletrônicos perdeu muito do seu conteúdo. Em passado recente jamais um aumento abusivo da tarifa do transporte coletivo urbano, como ocorreu em Porto Velho desde o último sábado (8) não seria manchetes em rádios jornais e TVs. Nenhuma capital brasileira tem um serviço de transporte coletivo ruim como o de Porto Velho. A maioria dos ônibus, segundo o deputado estadual Léo (Bebezão) Moraes do PTB é de “latas-velhas”; a tarifa subiu de R$ 3 para R$ 3,80, as paradas estão sucateadas sem cobertura e bancos e boa parte dos motoristas e cobradores ainda é de pessoas despreparadas. Mas a tarifa está entre as mais caras do país. 

Respigo

Antes de se licenciar do cargo para viagem internacional, o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves demitiu o secretário de Educação Zenildo de Souza. Os motivos não foram revelados e as informações são que Zenildo realizava um bom trabalho e mesmo assim foi demitido +++ Homenagem das mais significativas da TV Cultura, pelo novo programa Viola, Minha Viola, comandado durante quase 35 anos pela saudosa Inezita Barroso, que nos deixou há dois anos, após completar 90 anos. Com roupagem nova e apresentação da violeira Adriana Farias o programa terá mais 37 apresentações abordando grandes personagens da música. O primeiro, que foi ao ar no último domingo (9) às 8h (RO) e será reprisado no próximo sábado (15) às 20h (RO), como não poderia ser diferente, foi com a inesquecível Inezita. Para quem gosta de música caipira, de raiz, autêntica o novo Viola está imperdível +++ O pré-candidato a governador pelo PMDB, presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho está percorrendo o Estado aproveitando o recesso parlamentar deste mês de julho. Maurão esteve em Vilhena onde falou dos seus planos como pré-candidato à sucessão do governador Confúcio Moura (PMDB) ao jornalista e advogado Dimas Ferreira do jornal “Folha do Sul” nas eleições do próximo ano. 

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também