De 2018 para cá, Brasil cai no ranking de liberdade de imprensa; Rondônia registra assassinato e atentados contra jornalistas

De 2018 para cá, Brasil cai no ranking de liberdade de imprensa; Rondônia registra assassinato e atentados contra jornalistas

Os dados oficiais são apresentados através do Repórteres sem Fronteiras – Pela liberdade de expressão

Porto Velho, RO – De 2018 para cá, o Brasil, hoje em 105º lugar, caiu três posições entre 180 países no ranking da liberdade de expressão, é o que aponta o levantamento apresentado pelo Repórteres sem Fronteiras – Pela liberdade de expressão.

Mais especificamente, embora não seja mencionado pelo site, Rondônia conserva pelo menos dois casos de atentados violentos praticados contra jornalistas supostamente por causa da atividade profissionais.

A primeira, conforme apontou o Rondônia Dinâmica, diz respeito ao assassinato ainda não solucionado do jornalista Ueliton Brizon, de Cocoal; o outro tem a ver com o atentado praticado contra o radialista Hamilton Alves, de Jaru, que sobreviveu após levar seis tiros.

RELACIONADAS

Além da violência, há, especificamente em relação à profissão no Brasil, a recente imposição de censura institucional imposta deliberadamente pelo Supremo (STF) através da caneta do ministro Alexandre de Moraes.

A situação corroborou para que manifestações sociais e de outras autoridades relembrassem a importância tanto da liberdade de expressão quanto a de imprensa, predicados concebidos e protegidos pela Constituição Federal de 88 (CF/88).

Autor / Fonte: Rondoniadinamica

Comentários

Leia Também