Cultura no município de Porto Velho

Antes de mais nada, acompanhem a nota que o Severino Castro Diretor Financeiro da Federon está divulgando:

*******

Senhores (a) Presidentes - Venho através deste meio de comunicação informar que Júlio César Secretário de Turismo do Município convoca todos os presidentes para uma reunião a qual ele quer passar um projeto que envolve os grupos no turismo, reunião essa que será realizada neste dia 01 de Agosto Terça Feira às 19h00 na Semdestur à Av. Brasília com Duque de Caxias.. É importante e fundamental a presença de todos. Vamos que vamos para 2018.

*********

Por falar em Semdestur. Os artistas que vieram de vários estado brasileiros, participar da 10ª edição do Festival Amazônia Encena na Rua, que aconteceu de 24 a 30 (domingo), na praça das Caixas D'água em Porto Velho, fizeram a leitura de uma Carta Aberta em especial, a Fundação Cultural do Município de Porto Velho -Funcultural, na qual pedem maior atenção com as entidades que promovem a cultura.

*******

O teor da carta é bastante extenso e enumera vários itens que os artistas acham que devem ser observados, para que as entidades que promovem eventos culturais, possam continuar atuando.

*******

A Carta que foi assinada por mais de 200 pessoas, será entregue as autoridades resposnsáveis pelas pastas de cultura no município de Porto Velho e do estado de Rondônia.

*******

A indignação dos artistas que participaram do Festival Amazônia Encena na Rua, ficou mais latente quando souberam, que a direção do Grupo O Imaginário não foi recebida pela presidência da Funcultural. “Eles bateram a porta na nossa cara. Infelizmente nossa cultura está entregue à gestão de pessoas que não entendem o fazer cultural”, está na Carta.

*******

Por outro lado, durante a leitura da Carta para o público presente a praça das Três Caixas D'água, os artistas elogiaram e agradeceram ao secretário da Semdestur Júlio César por ter apoiado o evento, assumindo as despesas com a iluminação, sonorização, tendas e banheiros químicos. “Por aí se ver que o prefeito não impede nenhum de seus comandados a apoiar os grupos que promovem a cultura em Porto Velho, o caso é mesmo da falta de gestor na Funcultural”, desabafou Chicão Santos.

*******

Já teve o caso do repasse para os grupos folclóricos que deixou o prefeito “cabreiro” para com a direção da Funcultural, inclusive ameaçando cortar a cabeça dos responsáveis, pelo não atendimento das reivindicações dos grupos folclóricos. Agora vem essa CARTA dos artistas de teatro de rua de vários estados brasileiros, denunciando o descaso, que o órgão municipal tem para com a cultura. Olha que a carta conta com a assinatura de nada mais nada menos que Amir Haddad a maior sumidade em Teatro de Rua no Brasil.

*******

Chicão Santos, Zaine Diniz e toda a equipe do O Imaginário Rondônia está de parabéns pelo esforço e teimosia em realizar o Amazônia Encena na Rua praticamente por conta. Foram mais de 50 artistas dormindo, comendo e bebendo por conta, sem falar nas passagens para que esses artistas viessem se apresentar em Porto Velho. Com um agravante, se apresentar em praça pública sem que para isso o público tivesse que pagar ingresso

*******

Por tudo isso O Imaginário merece nosso respeito. Esperamos que nossas autoridades leiam com atenção a Carta escrita por um bocado de mãos e outro tanto de cabeças pensantes, que levam para todos os cantos do mundo o Teatro de Rua.

*******

Que no próximo ano, quando a direção do O Imaginário for em busca de apoio, não sejam alvos de “batidas de Porta na Cara”.

********

Para encerrar com chave de ouro. Parabéns ao casal de noivo Cristiano e Lucélia Santos representantes de Rondônia no Concurso Nacional pela bela classificação!

Noivos de Rondônia

são destaque no Rio

O casal Cristiano Lima e Lucélia Santos representantes de Rondônia no III Concurso Nacional de Noivos de Quadrilha Junina, ficou em terceiro lugar empatado com o casal do estado de Tocantins.

Cristiano e Lucélia ganharam o direito de representar o estado de Rondônia na competição nacional, realizada pela Confederação Brasileira de Quadrilhas – CONFEBRAQ na cidade do Rio de Janeiro no último final de semana ao vencerem a disputa que aconteceu na noite do dia 6 de julho no Arraial Flor do Maracujá. “Mais uma vez provamos que Rondônia tem grande potencial na dança de quadrilha, em especial, no quesito Casal de Noivos pois, sempre estivemos entre o cinco melhores do Brasil”, disse o presidente da Federon Fernando Rocha. Cristiano e Lucélia pertencem a junbinabRádio Farol.

Pela primeira vez a Federon contou com o apoio do governo do estado através da Sejucel que doou as passagens para Cristiano e a Lucélia se apresentassem no Rio de Janeiro. “Queremos agradecer o esforço do superintendente Rodnei Paes no sentido de conseguir liberar as passagens dos nosso representantes”, agradeceu Severino Castro.

Na realidade, o casal rondoniense, obteve na pontuação geral, a mesma nota do casal representante de Tocantins 198,8 pontos e no quesito desempate – Desenvoltura, Rondônia foi superado ficando na classificação geral com o 4º lugar.

CLASSIFICAÇÃO
1° Roraima 199.9

2° R. de Janeiro 199.9 (Desempate/sinergismo)

3° Tocantins 199.8

4° Rondônia 199.8 (Desemp/desenvoltura)

5° R. de Janeiro 199.5

6° Paraíba 199.4

7° Amazonas 198.9

8° Bahia 198.9 (Desemp/desenvoltura)

9° Minas Gerais 198.9 (Desemp/desenvoltura)

0° Mato Grosso 198.7

11° Pará 198.4

UNIR

Inscrição para curso de extensão Dança e Teatro

O Departamento de Artes (DARTES) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e o Serviço Social do Comércio (SESC/RO) estarão recebendo, de 14/08 a 20/08/2017, as inscrições dos (as) interessados (as) em participar do curso de extensão “Dança-Teatro” do Laboratório de Pesquisa em Teatro e Transculturalidade (PAKY´OP). São ofertadas 7 vagas para estudantes regularmente matriculados na UNIR e 13 vagas para a comunidade portovelhense.

Os (as) interessados (as) deverão preencher ficha de inscrição, com os dados pessoais, no período de 14/08 a 20/08/2017. A ficha deve ser preenchida on-line: https://docs.google.com/a/unir.br/forms/d/1yfRe1GWwbfPqaagEGHye9jah0Rd_eQSr_bqtoVMHXhk/edit?ts=59764f83.

A seleção dos (as) candidatos (as) acontecerá durante as aulas práticas, no período de 28/08 a 27/09/2017, na Sala de Dança do SESC Esplanada, no horário de 19h30 às 21h30 (segundas e quartas-feiras). Os (as) candidatos (as) devem apresentar-se nas aulas práticas utilizando roupas confortáveis, de preferência neutras.

O curso de extensão “Dança-Teatro”, coordenado pelo professor doutor Luiz Daniel Lerro, visa propiciar a experiência prática de organização cênica a partir dos princípios técnico-expressivos da dança e do teatro. O foco do curso está na observação da relação, inseparável, entre as emoções humanas e a direção das ações físicas do corpo, no espaço e no ambiente relacional. O público-alvo são atores/atrizes, bailarinos (as) e pessoas interessadas em trabalhar com o corpo com idade mínima de 20 anos. A carga horária prevista para o Módulo I é de 60 h/a (4 h/a semanal), atestada pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) e pelo Laboratório de Pesquisa em Teatro e Transculturalidade (PAKY´OP).

Autor / Fonte: Zekatraca

Comentários

Leia Também