Creches emperram na contratação de pessoal, Ribamar Araújo prefeito de Candeias, Aldo se destaca na disputa pela Prefeitura de Rolim de Moura

Creches emperram na contratação de pessoal, Ribamar Araújo prefeito de Candeias, Aldo se destaca na disputa pela Prefeitura de Rolim de Moura

 

Creches – Porto Velho teve liberada a construção de 12 creches graças a emendas de políticos da área federal (senadores e deputados). Duas foram construídas (Alphaville e Socialista) que estão abandonadas e sofrendo as ações do tempo, porque não foram inauguradas. O assunto já foi abordado na coluna e o abandono ocorre, porque as prefeituras não têm interesse –e nem condições financeiras– de bancar a logística (recursos humanos). O político libera emenda para a obra, o empreiteiro é favorecido, o empresário que fornece equipamento e móveis também e a prefeitura não faz a sua parte contratando o pessoal, porque é uma despesa elevada, permanente e crescente.

Maternidade – A situação das creches é a mesma da Maternidade Municipal de Porto Velho. A creche foi construída, equipada com aparelhos dos mais modernos, mas demorou meses para ser inaugurada. O prefeito Carlinhos Camurça, não quis assumir a responsabilidade de colocar a maternidade em funcionamento, porque o município teria que contratar médicos, enfermeiros e pessoal administrativo. A maternidade só foi inaugurada pelo prefeito-eleito, o sucessor Roberto Sobrinho (PT), que ficou com o ônus de contratar os recursos humanos. Construir, equipar não é tão difícil, pois as emendas garantem os recursos, mas não há emendas definitivas, permanentes, específicas. Construir e equipar é fácil e todo mundo ganha (políticos, empresários que constroem e vendem os equipamentos), menos o cidadão, que banca tudo e fica sem o serviço. É o fim da rosca...

Candeias – As eleições municipais de 2020 já movimentam políticos que postulantes a disputar prefeituras e câmaras de vereadores. Em Candeias do Jamari o deputado federal Lindomar Garçon (PRP-RO), que não conseguiu se reeleger é um dos pretendentes, já que ficará sem mandato a partir de fevereiro do próximo ano. O deputado estadual Ribamar Araújo (PR) também deverá entrar na disputa da Prefeitura de Candeias, município que poderia ser o grande polo industrial de Rondônia aproveitando a estrutura logística de Porto Velho. O atual prefeito, Luis Ikenohuch (DEM), que assumiu, após o assassinato de Chico Pernambuco (PSB) é pré-candidato à reeleição.

Federal – A ação na manhã de hoje (28) da Polícia Federal (PF) no Rio de Janeiro, com a prisão do governador Luiz Fernando Pezão (MDB) demonstra, porque uma das cidades mais lindas do mundo está falida econômica e financeiramente. É o quarto governador do Rio de Janeiro que vai para a cadeia em razão da prática de condenáveis atos de corrupção, do roubo do dinheiro público. A Operação Lava-Jato continua e deverá ampliar seu leque de ação para outros Estado, com governantes (sic) não menos corruptos que os do Rio de Janeiro. Até quando?

Rolim – No próximo dia 9 teremos eleições suplementares em Rolim de Moura para eleger o prefeito e o vice. Luizão do Trento (PSDB) eleito em 2016 teve o registro da candidatura cassado, por isso a necessidade de novas eleições. O vereador e presidente da câmara, Aldo Júlio Pereira (MDB) é um dos candidatos e como está ocupando a vaga de prefeito, porque teve que assumir devido a cassação de Luizão, já pagou os salários dos servidores nos últimos três meses dentro do mês trabalhado e disse que pagará o 13º antes do Natal. O município está em crise econômico-financeira, mas Aldo vem dando conta do recado e deverá ser eleito como novo prefeito do município.  

Respigo

O corte de voos de Porto Velho para o centro-sul do Brasil pela Gol foi motivo de reunião entre representantes da empresa, Procon e Ministério Público (MP) estadual esta semana. A empresa alegou que estava tendo prejuízo em voo à tarde para Brasília, mas que não houve prejuízo para os passageiros e às empresas que comercializam as passagens +++ O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) usou a internet para denunciar as notícias falsas veiculadas em redes sociais. As fake news como é gosto dos brasileiros em americanizar quase tudo criam situações constrangedoras veiculando fatos que não são fatos, uma lástima +++ Muitos questionamentos sobre nota da coluna de ontem (28) sobre ação policial monstra projetada para breve envolvendo servidores públicos que teriam praticado atos de corrupção. Como prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém se recomenda que preservar a fonte é uma das obrigações do jornalismo +++ Mas que o bicho vai pegar não há como negar. É só uma questão de mais dias, menos dias.  

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também