Consumo de álcool elevado entre estudantes, férias do prefeito Hildon questionadas, deputados fortalecem pequenas e médias empresas



Álcool –
Preocupantes os dados apresentados durante o Seminário de Enfrentamento ao Uso Indevido do Álcool e Outras Drogas, promovido pelo governo do Estado, esta semana em Porto Velho apresentou dados preocupantes. Levantamento do IBGE realizado 30 dias antes do seminário entre alunos do 9º ano escolar de Rondônia, indica que 25,1% das meninas confirmaram que consumiram bebida de álcool e 22,5% dos meninos, também. A bebida alcoólica é a primeira porta rumo as drogas.


Greve – A atividade bancária estará paralisada na sexta-feira (30) em protesto ao governo Temer, que seria ilegítimo, segundo os manifestantes, além de outras alegações. Em Porto Velho e nos demais municípios os sindicatos das mais diversas categorias estão mobilizados com o objetivo de promover um movimento com grande participação popular. O prejuízo maior é da população, que ficará sem diversos serviços, sendo o bancário o maior deles, porque paralisa a economia.

Viajando – O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) entra de férias a partir do próximo dia 10. É uma medida estranha, pois ele está somente há seis meses no comando do município. Hildon irá com a família à França e aos Estados Unidos. É importante lembrar que os salários mensais de Hildon são doados às instituições de caridade, mas de qualquer maneira é o povo quem paga. Responderá pelo comando do município durante o período o vice, Edgar (do Boi) Tonial, do PSDC.

Recesso – Amanhã (30) a Assembleia Legislativa encerra os trabalhos legislativos relativos aos primeiro semestre deste ano. Durante o mês de julho sessões somente extraordinárias, pois os deputados estarão cumprindo o recesso e só retornarão aos trabalhos normais no dia 1º de agosto. Como no próximo ano teremos eleições gerais (presidente da República, duas vagas ao Senado, governadores, Câmara Federal e Assembleias Legislativas) os deputados estarão em suas bases mantendo contato com as lideranças.

Futuro – Como as eleições de 2018 já mobilizam a população, pois é grande a movimentação política no Estado, já há dois pré-candidatos declarados: o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho (PMDB-Andreazza) e o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) estão com o “pé na estrada”. O momento é importante para somar forças e “amarrar” acordos para as eleições do próximo ano. O recesso é parlamentar, mas os deputados vão correr trechos já se preparando para 2018.

Respigo


Hoje (29) à tarde a Assembleia Legislativa realizou a primeira sessão extraordinária, pós-recesso. Na pauta a legalização de pequenos e médios frigoríficos, laticínios e outras pequenas e médias indústrias do Estado visando exportar legalmente a produção +++ Deputado estadual Jesuíno Boabaid (PMN-PVH) fez uma breve, mas dura crítica ao secretário da Casa Militar do governador Confúcio Moura (PMDB), coronel Gualberto. Segundo Jesuíno, o coronel Gualberto, teria barrado um deputado em recente solenidade no Palácio Rio Madeira +++ O projeto aprovado na sessão extraordinária da Ale na tarde de hoje tem o objetivo de implantar o Sistema de Inspeção Brasileiro (Sisb) no Estado, pela agência Idaron. Segundo o deputado estadual Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná), o Sisb garante a qualidade dos produtos e a comercialização legal em todo o território nacional. 

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também