Condutores serão conscientizados sobre proibição de estacionamento

Condutores serão conscientizados sobre proibição de estacionamento

Na fase repressiva os veículos serão apreendidos e recolhidos pela Semtran

A Prefeitura de Porto Velho iniciará nos próximos dias uma campanha para conscientizar os condutores de veículos de Porto Velho sobre a proibição de veículos nas paradas de ônibus. Coordenada pela Secretaria Municipal de Transporte, Mobilidade e Transporte (Semtran), o projeto será desenvolvido em três etapas: sinalização dos pontos de ônibus, conscientização e repressão com a autuação e recolhimento de veículos.

Para o secretário da Semtran, Carlos Costa, a realização da campanha é necessária em função dos vários casos já ocorridos. “Temos conhecimento de muitos casos em que o condutor está estacionando nas paradas de ônibus. Quando o coletivo chega para deixar ou pegar passageiros, o motorista é obrigado estacionar em fila dupla por que a parada está ocupada por outro veículo”, explicou.

O secretário adiantou ainda que, quando o motorista do ônibus é autuado pelo agente da Semtran por causa da infração de trânsito cometida, ele argumenta que foi obrigado estacionar em fila dupla porque no ponto de ônibus havia um carro estacionado. “Então, essa campanha é para levarmos aos condutores e a população em geral, esse esclarecimento, ou seja, que é proibido o estacionamento em paradas de ônibus”, disse.

A campanha da prefeitura será desenvolvida com a utilização de peças publicitárias como cartazes e folderes, que serão afixados e distribuídos nos pontos de ônibus e dentro dos próprios coletivos. A massificação também será feita nas redes sociais para atingir o maior número de pessoas possíveis, assim como também a realização de blitz educativas junto aos condutores de veículos nos principais pontos da cidade.

“Também vamos fazer a revitalização da sinalização de todas as paradas de ônibus da cidade para ficar mais clara essas informações. Ocorre que às vezes, mesmo já existindo a placa indicando o ponto de ônibus, no local não existe a faixa zebrada. Então, vamos fazer essa sinalização para que todas as paradas de ônibus sejam sinalizadas adequadamente”, adiantou o secretário.

No terceiro momento da campanha, a Semtran passará a atuar de forma mais repressiva. Serão realizadas diversas fiscalizações rigorosas nas paradas de ônibus. Caso seja flagrado estacionamento nas paradas dos coletivos, os agentes de trânsito da Semtran farão a autuação do condutor que terá o veículo removido e apreendido, pela inobservância da norma proibitiva.

“Agora, o que precisa ficar claro é que não há restrições caso o veículo pare apenas para deixar alguém na parada. O que não pode, voltamos a afirmar, é o condutor estacionar o veículo para fazer outra coisa, como fazer compras, por exemplo. Se a parada dele for só para deixar alguém, ou pegar alguém, não há problema nenhuma”, enfatizou o secretário.

Autor / Fonte: Assessoria / Prefeitura

Comentários

Leia Também