Comissão de transição não acompanhou Orçamento 2019, sucessão em Ariquemes tem Redano como favorito, trânsito da capital continua violento e desorganizado

 Comissão – A falta de conhecimento sobre a realidade econômica, social e política do Estado ficou evidente em recente entrevista de o governador Marcos Rocha (PSL) à imprensa na última semana. O ex-governador Daniel Pereira (PSB), quando elaborou o Orçamento 2019 teve a participação dos membros da equipe de transição do governador eleito, composta para justamente buscar o equilíbrio econômico e financeiro do Estado na elaboração do documento que foi discutido e votado pelos deputados estaduais. Três meses, após a posse Marcos Rocha vem a público dizer que Rondônia tem déficit econômico-financeiro em torno de R$ 400 milhões, além de falta de recursos para a Saúde (129 milhões) e Segurança Pública (100 milhões). É o fim da rosca...

Ariquemes – São crescentes e constantes os comentários sobre a sucessão municipal em Ariquemes, um dos municípios de maior importância econômica e social do Estado, hoje o maior produtor de grãos (soja e milho) de Rondônia. O atual prefeito Tiago Flores (PSL), ainda, não se posicionou sobre a reeleição, mas as apostas são que ele concorrerá. Sua administração não é das melhores, mas tem apoio da maioria dos vereadores e consegue administrar com tranquilidade, mas não com competência e sofre forte rejeição da população. Como temos até outubro do próximo ano para novas eleições, provavelmente tenha tempo para se recuperar.

Ariquemes II – O nome do ex-prefeito Lorival Amorim também está entre os prováveis candidatos a prefeitos em 2020. Ocorre que sua passagem pela prefeitura não deixou saudades, porque o município ficou no abandono, na época, por isso não se reelegeu e Thiago conseguiu uma vitória sem muitas dificuldades em 2016. Mas o que se comenta é que ele será está se preparando para enfrentar as urnas nas eleições do próximo ano.

Ariquemes III – Seguramente o político de maior destaque no município, hoje, é o deputado estadual reeleito em 2018 entre os mais bem votados do Estado, Alex Redano (PRB). É jovem, tem passado limpo e uma ótima folha de bons serviços prestados ao município como ex-vereador e ex-presidente da câmara municipal. Sua esposa Carla Redano (PRB) se elegeu vereadora e hoje preside o parlamento mirim desde o início do ano. Redano já está eleito presidente da Assembleia Legislativa (Ale) e será empossado em fevereiro de 2021 para um mandato de dois anos, quando terminará o do atual presidente, Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná).

Transito – Trafegar nas ruas e avenidas de Porto Velho continua sendo uma tarefa nada fácil. A maioria dos motoristas não respeita o pouco que há de sinalização, não há fiscalização e orientação e os acidentes ocorrem em quantidade elevada. Além dos motoristas irresponsáveis que circulam sem cinto de segurança, inclusive muitas mulheres e idosos, os motoqueiros, que predominam nas estatísticas de acidentes de trânsito. E o que mais intriga é que não se nota agentes de trânsito atuando, mas todos os meses caderno nos jornais com nomes de motoristas e motociclistas aparecem flagrados cometendo inflação de trânsito. Os “cabeças de tapioca”, como são conhecidos os agentes, não são vistos no trânsito, mas as multas aparecem em elevada quantidade. E a fiscalização, orientação e fiscalização? Só multas?

Respigo

Na manhã de hoje (8) o deputado estadual Jean Oliveira (MDB-Alta Floresta) esteve visitando a Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa (Ale), que abriu o ano letivo nesta segunda-feira com cursos técnicos que serão aplicados durante todo o mês e alguns até a primeira semana se maio. Jean foi recebido pelo diretor geral da Escola, Fábio Ribeiro e percorreram várias salas de aula acompanhando o trabalho dos instrutores +++ Os institutos que controlam o tempo em Rondônia estão bem fora de sintonia. Nas últimas semanas não conseguiram acertar um dia a meteorologia +++ Quando anunciam queda de temperatura para um dia o fenômeno só ocorre um ou dois dias depois. Quem acreditar nas previsões ficará sempre na mão, pois os dados nunca batem como no último final de semana, que a friagem estava prevista para sexta-feira e só ocorreu no domingo +++ Amanhã à tarde (15h) é mais um dia de sessão ordinária na Assembleia Legislativa (Ale) e o DER certamente será o foco das atenções. O Estado está prejudicado devido a precariedade das estradas (ROs, leito natural, vicinais) que isolam regiões comprometendo produção agrícola, o ir e vir das pessoas e a cobrança deverão prevalecer nas intervenções na Tribuna.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também