A Comissão de Saúde e Previdência Social da Assembleia Legislativa se reuniu pela primeira vez neste período legislativo na manhã de hoje (21) sob a presidência do deputado Só na Bença (PMDB). Só na Bença assumiu a direção da comissão devido à eleição do ex-presidente, deputado Dr. Neidson (PMN) para a 3ª Secretaria da mesa Diretora da Assembleia.
O deputado Jesuino Boabaid (PMN) salientou como prioridade da comissão durante esse período legislativo, a busca de soluções efetivas para a área de saúde no estado já que, segundo ele, muitas ações são anunciadas pelo governo, sem apresentar as finalizações dessas ações.
Dr. Neidson, que assume a vice-presidência da comissão, solicitou que seja encaminhado ofício à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para que sejam detalhadas as etapas do projeto de construção do Heuro – Hospital de Emergência e Urgência de Rondônia, localizado em Porto Velho, e os motivos da paralisação das obras.
O parlamentar, que também é médico, contestou recomendação do Ministério Público de Rondônia, para que os médicos evitem fazer o procedimento chamado método de Kristeller, que ajuda na expulsão do bebê quando a mãe perde as forças durante o parto. Neidson disse que cada parto tem suas diferenças e que proibir o método indistintamente pode trazer consequências graves para as parturientes.
Participaram da reunião da Comissão de Saúde, os deputados Só na Bença (PMDB), Jesuino Boabaid (PMN), Dr. Neidson (PMN) e José Lebrão (PMDB).
Autor / Fonte: ALE/RO - DECOM - David Casseb
Comentários