Comissão de Habitação tenta acordo por regularização de área em Porto Velho

Comissão de Habitação tenta acordo por regularização de área em Porto Velho

Parlamentares tentam acordo para realizar georreferenciamento de área para que moradores possam regularizar terras ganhas por Uso Capião

A Comissão de Habitação e Assuntos Municipais (CPRO), presidida pelo deputado Hermínio Coelho (PDT), em reunião na manhã desta terça-feira (27), no Plenarinho da ALE, recebeu representantes da Semur e da Defensoria Pública Estadual para falar sobre a regularização de uma área no bairro Aponiã, em Porto Velho.

O deputado Hermínio já realizou audiência de instrução na Assembleia Legislativa e participou de reunião com moradores. Em ambos os casos, a secretária da Semur afirmou que a prefeitura não pode fazer nada enquanto a área não for repassada a prefeitura.

No entanto, o proprietário estaria por conta própria, bancando o georreferenciamento da área e que os custos poderiam ser divididos entre todos os ocupantes da área e a prefeitura indenizar o valor do imóvel.

No entanto, o defensor público João França Pereira explicou que a Justiça deu ganho de causa por Uso Capião aos que ingressaram com o pedido. No entanto, reafirmou que “enquanto não houver georreferenciamento da área, o cartório não tem como registrar o imóvel.

O deputado Hermínio mais uma vez destacou que a prefeitura está sendo omissa, pois a empresa precisa passar a área ao município. O parlamentar destacou que haverá uma reunião com o advogado da empresa e os moradores para um acordo.

“É um absurdo as coisas não andarem nesta cidade. Queremos ajudar e as coisas parecem que a cada dia retrocedem nas negociações”, afirmou Hermínio complementando que irá aguardar esta reunião para verificar se as negociações avançam e se consegue chegar a um acordo.

Participaram também da reunião os técnicos da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária (Semur), Vinicius Albuquerque da Silva, Cleide Marculino Medeiros e Ana Célia do Nascimento, e os deputados Jesuíno Boabaid (PMN) e Marcelino Tenório (PRP).

Autor / Fonte: Geovani Berno

Comentários

Leia Também