Com semeadura em andamento, chuvas irregulares preocupam plantadores de soja

Com semeadura em andamento, chuvas irregulares preocupam plantadores de soja

Está em andamento o plantio de soja na região de Cerejeiras. Em algumas propriedades, as plantadeiras estão trabalhando em todo vapor. A foto que ilustra esta reportagem é de um agricultor semeando a soja com maquinários numa fazenda de Cerejeiras no dia 16 de outubro. Em outras propriedades, o plantio já foi concluído.

Ao FOLHA DO SUL ONLINE, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Cerejeiras e Pimenteiras, o plantador Jair Gollo, afirma que a maioria das propriedades já plantou a soja deste ano. “Há locais em que o plantio foi feito há mais de 20. Outros ainda estão plantando. O período de semeadura depende das primeiras chuvas. Onde chove primeiro, planta-se primeiro”, disse.

No entanto, o clima deste ano, ainda que não esteja muito ruim, preocupa os agricultores. “Está chovendo muito espaçado. Teve lugar que choveu, teve outro que não choveu quase nada. As chuvas deste ano foram manchadas. E isso pode atrasar o plantio da soja e prejudicar a semadura do milho safrinha, pois a janela do safrinha ficaria muito curta”, disse o sindicalista rural.

Autor / Fonte: Folha do Sul/Rildo Costa

Comentários

Leia Também