Com incentivos e punições, prefeitura consegue diminuir níveis de inadimplência de impostos e taxas

Com incentivos e punições, prefeitura consegue diminuir níveis de inadimplência de impostos e taxas

Prêmios e descontos incentivaram cidadãos a pagar o IPTU

Os níveis de inadimplência dos pagamentos de taxas e tributos municipais em Cerejeiras estão dentro do tolerável. Essa é a constatação do titular da Secretaria Municipal de Finanças (Semfaz), Valdir Carlos.

Segundo o secretário, de 21% a 22% dos cidadãos cerejeirenses pagaram o IPTU em dia no ano passado. Já na taxa do lixo, a inadimplência está na casa dos 30%.

“Esses índices estão abaixo da média do passado. O índice de pagamentos das taxas e impostos aumentou depois que a prefeitura começou a levar os inadimplentes a protesto. Assim, as pessoas ficam impedidas de abrir crédito no comércio e decidem pagar as taxas”, disse o secretário.

Ainda de acordo com Valdir Carlos, também existe outra motivação para o pagamento em dia das taxas e impostos por parte da maioria dos cidadãos cerejeirenses. “Oferecemos prêmios para quem pagasse o IPTU em dia. Também oferecemos desconto de 20% para quem pagar à vista. Esses incentivos também levam as pessoas a quitarem o que devem ao município”, concluiu o secretário de Finanças de Cerejeiras.

Autor / Fonte: Rildo Costa/Folha do Sul

Comentários

Leia Também