CES quer saber quem vai pagar a conta, senador Acir pede apoio a estados da Amazônia Legal, chuvas fortes e ruas alagadas na capital

 

Recursos – A divergência que há entre a direção do Hospital de Câncer da Amazônia (HCA), de Porto Velho, a secretaria de Estado da Saúde com o Conselho Estadual de Saúde (CES) é sobre quem vai pagar a conta. O presidente do CES, Raimundo Nonato Soares, disse que os diretores “não são contra” repasse mensal do Estado para o HCA, mas como a unidade vai atender mais seis Estados (Pará, Tocantins, Amazonas, Roraima, Acre e Amapá), “porque somente Rondônia vai pagar a conta? Qual a contrapartida dos demais Estados?”, questionou Raimundo Nonato.

Mudança – O jornalista, repórter-fotográfico Eliênio Nascimento é desde a manhã de hoje (27) o responsável pela área de comunicação social da Assembleia Legislativa (Ale). Eliênio tem uma difícil missão pela frente, porque 2018 é ano eleitoral e praticamente todos os 24 deputados estarão disputando a reeleição ou outro cargo eletivo. Nilton Salina, que ocupava o cargo fica no grupo de suporte ao trabalho de Eliênio, que visa entre outros investimentos ampliar o apoio para rádios, TVs, sites e redes sociais. Desejamos boa sorte, porque competência ele tem.

Compensação – O projeto de lei do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que institui uma reserva especial para os estados da Amazônia Legal que abrigarem unidades de conservação da natureza e reservas indígenas é das mais interessantes e de elevado interesse da região. Acir propõe que 2% do dinheiro do Fundo de Participação dos Estados devem ser destinados à reserva financeira específica para a Amazônia Legal.  Desenvolver atividades econômicas de baixo impacto industrial e preservar a natureza são condições para aplicação da reserva

Contrapartida – Acir Gurgacz argumentou que os Estados da Amazônia Legal concentram 98% das áreas de conservação do país. Um exemplo é o município de Guajará-Mirim, que faz divisa com a Bolívia e tem mais de 90% de sua área destinadas as reservas extrativistas, indígenas, etc. A iniciativa do senador Acir é oportuna, necessária e faz justiça a uma região que muito contribui com o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Chuvas – No início da noite da última quinta-feira (26) durante mais de 3 horas choveu com intensidade em Porto Velho. Como sempre ocorre nessas ocasiões ruas e avenidas da área central e de vários bairros, ficaram alagadas em razão da falta de escoamento das águas. A prefeitura da capital promoveu a limpeza de centenas de bueiros, mas a falta de zelo de boa parte dos moradores jogando detritos em qualquer lugar fechou bocas de lobo. Além do trabalho de desobstrução dos bueiros a municipalidade terá que investir muito na conscientização da população.

Respigo

A partir das 18h de hoje (27) na Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno, o deputado estadual Cleiton Roque (PSB-Pimenta Bueno) recebe o secretário nacional da Pesca e Aquicultura, Davysib Franklin de Souza. O senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp, ambos do PMDB também marcam presença na recepção do secretário que tem reunião com a comunidade +++ A Rua Duque de Caxias, paralela a Pinheiro Machado e Carlos Gomes, no centro de Porto Velho, está sendo readequada para corredor de ônibus urbano. Parte da pista está pavimentada com asfalto a quente e os apressadinhos do trânsito estão provocando acidentes constantes nos cruzamentos da Duque +++ A coluna alertou para o problema em seguida ao início das obras sobre a falta de sinalização. Foram colocadas faixas e cones, mas sem visualização suficiente e o problema continua.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também