Caerd completa mais de 90% de água tratada em Ariquemes

 

Com a aplicação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC – versão I), do Governo Federal, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), esta finalizando em Ariquemes os trabalhos que contemplam o município com rede de distribuição de água tratada em mais de 90% ruas. O investimento somado em torno de R$ 9.623.178,03, sendo R$ 1.100.000,00, contrapartida do Governo do Estado do Estado.

 

 
Iacira Azamor, que responde pela gerência geral da Caerd e que também é responsável pela Coordenadoria da Secretaria Executiva do PAC em Rondônia, falou que a obra em Ariquemes teve um único aditivo e sua fase de conclusão está acontecendo no Bairro Rota do Sol. “O projeto da CAERD para Ariquemes é ainda levar rede de água tratada para restante dos Bairros e rede de esgoto para a cidade toda”.

A gerente local da CAERD em Ariquemes, Sônia Carneiro, explicou com foram aplicados os recursos do PAC I no abastecimento e na rede de água tratada, sendo construída uma nova e moderna Estação de Tratamento de Água (ETA), com capacidade de fornecimento de 100 litros por segundo, correspondendo a 360 mil litros de água por hora; construção de reservatório elevado com instalação de novas bombas; 2.278 novas ligações de água; e construção de 33.390 metros de rede de distribuição de água. Os bairros atendidos com as obras foram: Rota do Sol, Setor 11, Setor 06, Setor Colonial, Setor 08, Parque das Gemas, Setor Especial 02, Setor 09, Setor 10, Jardim das Palmeiras, Áreas Especiais, Parque Tropical, Jardim Jorge Teixeira, Nova Londrina, Residencial Monte Cristo, Jamari e Trevo.



Fernanda Orso, moradora do Jardim das Palmeiras, tem abastecimento de água já alguns anos, e antes não tinha tanta qualidade, agora, com a água tratada já instalada em todo o bairro, espera contar com mais qualidade no abastecimento. “Todo o investimento feito para a melhoria da qualidade da água e do abastecimento deverá ter um retorno favorável”. Maria Izabel, moradora do mesmo bairro, que antes não contava com a rede de água tratada em sua rua, sofria com a seca, onde a água do poço secava. “água tenho a tranqüilidade de ter sempre água tratada na torneira”, finalizou.

Sobre a instalação da rede de água tratada dos bairros ainda não contemplados, a gerente local da CAERD explicou que se trata de locais reservados a loteamentos particulares, e que por lei o abastecimento de água deverá estar sendo instalado nestas localidades.

Texto: Daniele Basso
Fotos: Camilla Olisanto

Autor / Fonte: decom

Leia Também

Comentários