'Cabeção' pretende governar Rondônia; cartelização no preço do combustível e deputados na dívida ativa da União



Amorim – Senador, deputado federal, deputado estadual, prefeito de Ariquemes em dois mandatos e agora vereador, só falta a Ernandes Amorim governar o Estado. E ele está disposto a novamente enfrentar as urnas, como ocorreu em 2002, quando foi derrotado nas eleições a governador. Na próxima segunda-feira (8) o Rondônia Dinâmica publicará na seção RD Entrevista uma ampla e imperdível entrevista com o popular “Cabeção”. Polêmico, irreverente, sem medo de cara feia, Amorim fala tudo –e mais um pouco– sobre os mais variados assuntos, inclusive política.

Leia mais em

Ex-senador Ernandes Amorim 'está de olho' no Governo de Rondônia

Combustível – O assunto predominou esta semana na Comissão dos Direitos do Consumidor (CDC. O deputado Adelino Follador (DEM-Ariquemes), que preside a CDC cobrou dos órgãos competentes a fiscalização dos postos de combustíveis da capital e interior. Segundo ele há denúncias de adulteração do combustível (etanol, gasolina e diesel). Outro problema que não foi abordado na CDC, mas ocorre que são os preços aviltantes praticados na capital e no interior.

Preço – Gasolina e diesel comercializados em Rondônia são oriundos da destilaria de Manaus e chegam via fluvial. Os preços praticados em outros no Estado sempre foram abaixo dos praticados aqui, mesmo bem distantes de destilarias, além do transporte rodoviário, com custo muito maior. O sindicato da categoria, segundo informações apuradas pela coluna pressiona os revendedores, inclusive com ameaças de retaliações, caso pratiquem preços abaixo que a entidade estipula. São claras as evidências de cartelização. Mas bastou o Atacadão colocar um posto de combustível no pátio e vender a preços mais baixos, que a maioria dos os demais acompanhou. Como a concorrência faz bem...

Devedores – O jornal “Folha de S. Paulo” um dos mais conceituados do país publicou recentemente matéria denunciando que senadores e deputados federais estão na lista da dívida ativa (física e jurídica) do país. Devido à repercussão da matéria, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional publicou os nomes dos senadores e dos deputados federais que são devedores à União. Rondônia tem dois deputados: Nilton (Capixaba) Balbino, do PTB que deve R$ 1.499.387,04 e está entre os maiores com pendências da Câmara Federal e Lindomar (Garçon) Barbosa Alves, do PRB, R$ 6.238,59. É o fim da rosca...

Amazônia – O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) participou do encontro de governadores da Amazônia Legal, que acontece desde ontem (4) e termina hoje (5) em Porto Velho, no Palácio Rio Madeira. Raupp cobrou maior participação do governo federal no apoio às necessidades da Amazônia, que precisa de mais apoio para um desenvolvimento seguro e sustentável. Segundo o senador há muitas cobranças ambientais da Amazônia, mas a região não recebe os incentivos necessários da área federal.

Respigo

Demorou, mas o Palmeiras acabou demitindo o treinador Eduardo Batista. Ele ainda não tem competência para dirigir um elenco com pelo menos dois times em condições de disputar campeonatos com chances de vencer em ambas +++ Ainda não foi desta vez que a Polícia Federal desenvolveu uma ação de maior abrangência em Rondônia, como foram as operações Dominó e Termópilas realizadas em passado recente. A que poderia ser esta semana ficou resumido a ações em Guajará-Mirim (Operação Las Chicas) de combate ao tráfico internacional +++ Muita gente que estava tomando Gardenal respirou aliviada. Mas certamente a mobilização de maior abrangência envolvendo as usinas de Jirau e Santo Antônio, que estão sendo concluídas no rio Madeira em Porto Velho, está “na agulha” da PF +++ Crescem os comentários que o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB) deverá mudar de partido. É bem provável que se filie ao PDT, do senador Acir Gurgacz, que ganharia um forte aliado na sua caminhada rumo ao Palácio Madeira Mamoré em 2018.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também