Bianco pressionado a disputar as eleições de 2018, Orestes Muniz admite retorno à vida pública, Emerson Castro na fila de pré-candidatos



Eleições –
O grupo que sempre esteve ligado ao ex-governador José Bianco, que já foi senador, primeiro presidente da Assembleia Legislativa e três vezes prefeito de Ji-Paraná não concorda quando ele diz que não será candidato em 2018. No último final de semana Bianco foi muito pressionado e entrar na disputa e, mesmo reiterando que não pretende entrar na disputa, os amigos, de verdade, estão mais aliviados, pois acreditam que ele acabará cedendo.

Dobradinha – O grupo pró-Bianco 2018 quer ele disputando o governo do Estado, uma das duas vagas ao Senado ou a Assembleia Legislativa. A Câmara Federal estaria descartada. Bianco está filiado ao DEM, partido que ele presidiu muitos anos no Estado e há possibilidades de uma dobradinha com o deputado federal Marcos Rogério, que preside o partido no Estado disputando o Senado e ele o governo do Estado. Bianco pode estar adormecido, jamais morto (politicamente).

Parceria – A possibilidade de uma parceria entre o senador Acir Gurgacz, presidente do PDT em Rondônia e pré-candidato a governador no próximo ano é enorme. Seria uma maneira de montar um grupo forte para enfrentar uma provável candidatura do senador Ivo Cassol (PP-RO), que apesar de estar inelegível garante que será candidato, mesmo que tenha que recorrer a mandado de segurança. Hoje Orestes Muniz participou de entrevista, ao vivo, em uma rádio de Porto Velho e admitiu a volta à vida pública 20 anos depois.

Governador – Mesmo com as eleições gerais, de presidente da República, senador (duas das três vagas), governador e deputados (federal e estadual) ainda distante, pouco mais de um ano, a mobilização em torno de nomes intensa na capital e no interior do Estado. Esta semana mais um nome está sendo colocado na lista de prováveis candidatos: Emerson Castro, chefe da Casa Civil do governo do Estado. Mas há um porém: o PMDB de Castro já tem como pré-candidato o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho.

Governador II – O deputado Maurão, um dos mais experientes políticos do Estado, quando assinou ficha de filiação ao PMDB e levou consigo vários deputados teve como contrapartida o compromisso da indicação para a disputa pelo governo do Estado em 2018. Para Emerson Castro, que já foi vereador, vice-prefeito e prefeito-tampão de Porto Velho atender o grupo de amigos, terá que convencer Maurão a abrir mão de sua pré-candidatura, missão nada fácil para o jovem político.

Respigo

Amanhã (30) tem audiência pública em Guajará-Mirim para tratar da terceirização do Hospital Regional, em fase de conclusão. Literalmente contra a terceirização, o presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Raimundo Nonato Soares garante que estará presente contestando a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) +++ No The Rising Sun Experience em Porto Velho, será lançado amanhã o livro “Memorial do Alferes José de Luna Ramalho” a partir das 20h. O convite é dos escritores Sílvio Persivo e José Ramalho de Lima +++ Rondônia e Acre voltaram a ter um apagão energético na tarde de hoje. Durante aproximadamente uma hora a população dos dois Estados, mais uma vez ficou sem eletricidade sob um calor de 37 graus +++ Na última semana ocorreu o mesmo problema durante mais de duas horas, só que à noite e Rondônia e Acre ficaram no escuro. As autoridades constituídas e a sociedade organizada devem inquirir a Eletrobras, que fornece energia, quando tem, com tarifa a preço de ouro e oferecendo serviço de qualidade ruim. 

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também