Bebezão faz sucesso em Foz do Iguaçu, Jesualdo prepara candidatura para 2018, Nazif desaparecido do cenário político



Recepção –
O deputado estadual Léo Moraes (PTB-PVH), o Bebezão foi recebido no aeroporto por um grupo considerável de pessoas em Foz do Iguaçu (PR), onde foi realizado congresso da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais do Brasil (Unale) na última semana. O jovem deputado de Rondônia é nascido em Foz do Iguaçu onde tem inúmeros amigos. Como filho –ilustre– da terra Bebezão, que pavimenta uma candidatura à Câmara Federal em 2018, com amplas chances de atingir seu objetivo foi atração extra do congresso.  

Eleições – O prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB) está entre os nomes mais lembrados quando o assunto são as eleições gerais do próximo ano. Jesualdo está no segundo mandato e foi reeleito com mais de 65% dos votos válidos em 2016. Está muito bem cotado na avaliação do mandato atual, que terminará em 2020, mas há quem garanta que Jesualdo estará na disputa de cargo eletivo nas eleições de 2018. E não seria ao Senado, como se comenta.

Assembleia – O objetivo de Jesualdo para o próximo ano é se eleger deputado estadual, teoria plenamente viável, pois tem potencial eleitoral para muito mais que uma cadeira na Assembleia Legislativa (Ale), onde ele esteve durante dois mandatos. O segundo foi interrompido devido a sua primeira eleição a prefeito em 2012. Teve que renunciar para assumir a prefeitura. Ele já estaria firmado parceria eleitoral com o presidente do diretório regional do PDT, senador Acir Gurgacz, pré-candidato a governador em 2018. É o caminho para Jesualdo presidir a Ale a partir de 2019. Quem viver verá...

Sumido – O ex-prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, que preside o PSB no Estado tomou um “chá de sumiço”, após ser derrotado nas eleições de 2016, quando não se reelegeu e não conseguiu nem chegar ao segundo turno. Nazif já foi deputado estadual e federal e deverá disputar uma das oito vagas à Câmara Federal em 2018. Ele tem bom trânsito junto ao funcionalismo público e, mesmo desaparecido do cenário político nos últimos meses é um nome forte para a Câmara Federal.

Vereadores – Toda semana o RD publica enquete sobre determinado assunto. A maioria envolve políticos, com ou sem mandato. Enquete não é pesquisa, que utiliza métodos científicos, por isso não representa de forma oficial a opinião da maioria, mas dos que participam. Na última semana o RD quis saber do leitor quais os vereadores de Porto Velho, que mais se destacaram nos primeiros seis meses de parlamento mirim. Márcio Oliveira (PMDB) foi o mais votado (32%), Cristiane Lopes (PP) em segundo (16%) e Maurício Carvalho (PSDB) em terceiro (14%). Todos no primeiro mandato, mas Cristiane merece destaque, pois não é ligada a nenhum político conhecido, como Maurício e Márcio, filhos do ex vice-governador Aparício Carvalho e do ex-presidente da Ale, Carlão de Oliveira, respectivamente.  

Respigo

A 38ª Expojipa, de Ji-Paraná, será realizada no período de 12 a 16 de julho no Parque de Exposições Hermínio Victorelli. Estarão se apresentando durante o período da feira Simoni & Simaria (12), Cleber & Cauan (13), Chitãozinho & Xororó (14) e Felipe Araújo (15) +++ O credenciamento à imprensa está aberto, basta acessar o site www.arrexpojipa.com.br, da Associação Rural de Rondônia (ARR). A expectativa dos organizadores é realizar uma mostra das mais concorridas +++ O vereador Edvaldo Gomes (PSB), de Ji-Paraná formata uma candidatura a deputado estadual no próximo ano. Reeleito em 2016 com 1.226 votos, o jornalista e apresentador de um programa diário na TV é um dos nomes em condições de se eleger ao Parlamento Estadual +++ Quem esteve na última semana pelos corredores da Ale foi o ex-deputado federal Natan Donadon. Comunicativo e ex-servidor da Casa do Povo, Natan manteve contato com vários deputados e assessores. 

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também