A sociedade civil organizada do município da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste reuniu-se na noite desta quinta-feira (23) em audiência pública para debater a Reforma da Previdência, proposta pelo governo federal. O encontro ocorreu no plenário da Câmara Municipal.
Durante a audiência, foi amplamente discutido o impacto que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287 irá causar não somente na vida dos aposentados, mas de todos de um modo geral. Os participantes consideram a reforma da Previdência um retrocesso nos direitos, que coloca em risco várias conquistas de décadas do trabalhador brasileiro.
Na visão do representante da Central Única dos Trabalhadores – CUT, João Anselmo, esta emenda irá mexer muito com a vida dos brasileiros no futuro próximo. O sindicalista disse que este é o momento de construir pautas unitárias com toda a articulação da sociedade organizada, sindicatos, trabalhadores urbanos, rurais e casas legislativas para que toda a população possa tomar conhecimento dessas informações e passe a debater o tema.
Para o advogado Herbert Rocha, presidente da Subseção de Ouro Preto do Oeste da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, a reforma da Previdência irá afetar por demais todos os trabalhadores. Então, segundo ele, essa PEC não é saudável e vem de encontro com os interesses dos trabalhadores. O presidente alertou que seria cruel aprovar essa reforma sem antes haver um debate com os trabalhadores, com seus representantes.
De acordo com o vereador Delísio Fernandes (PSB), a audiência pública é um instrumento que a sociedade utiliza para criar um debate e, segundo Delísio, graças a essa audiência foi possível ouvir a sociedade, ouvir as entidades representativas. Dessa audiência irá sair uma carta de Ouro Preto do Oeste dizendo não à Reforma da Previdência. O parlamentar frisou que os encaminhamentos tomados durante o encontro ocorreram justamente por ouvir-se a voz da sociedade, a voz do povo, a voz das ruas.
Ao final da audiência foi decidido por unanimidade que será elaborada uma carta destinada aos oito deputados federais e três senadores de Rondônia onde será exposta a rejeição por parte da população do município de Ouro Preto do Oeste à proposta da reforma da Previdência.
O evento contou com a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil- OAB, Subseção Ouro Preto do Oeste; Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Ouro Preto do Oeste – STPMOP; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST; Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA; Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia – SINTERO.
Todos os vereadores, Delisio Fernandes (PSB), Ivone Vicentin (PMDB), Jeferson da Silva (PMDB), Celso Coelho (PRP), Serginho Castilho (PRP), Eudes Venâncio (PRP), Edis Farias (PSB), Bruno Brustolon (PSDC) participaram do evento, com exceção do presidente da Casa de Leis, J Rabelo (PTB) que se encontrava recuperando de uma cirurgia.
Também estavam presentes integrantes do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia - SEEB-RO; Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia – CAERD; Central Única dos Trabalhadores – CUT; Federação dos Portadores de Deficiência de Rondônia – FEDER e alunos e professores da escola estadual Monteiro Lobato.
Autor / Fonte: Gazeta Central
Comentários