Alunos de Direito da UNIR participarão de competição mundial de arbitragem internacional na Áustria

Alunos de Direito da UNIR participarão de competição mundial de arbitragem internacional na Áustria

 Uma equipe composta por sete alunos e dois docentes do curso de Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) se prepara para ir à Áustria para participar de uma competição mundial de arbitragem internacional, o 26º Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, ou Vis Moot, que acontece em Viena, no mês de abril.

O Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot é uma competição estudantil internacional voltada para o estudo e a prática advocatícia nas áreas de Arbitragem Internacional, Direito Internacional Privado, Direito Comercial e Direito Contratual. A competição acontece desde 1994 e atualmente reúne mais de 300 universidades e cerca de 3 mil estudantes do mundo todo, tornando o Vis Moot uma das maiores e mais cosmopolitas competições universitárias.

Para os alunos, a competição proporciona uma bagagem educacional em áreas pouco exploradas pelos cursos tradicionais de Direito, abordando conceitos de arbitragem, direito internacional privado e práticas de sustentação oral de argumentos.

A estudante Walelasoetxeige Paiter Bandeira Suruí, do 8º período de Direito e uma das integrantes da equipe, acredita que participar de um evento desse nível é uma oportunidade única para os estudantes, além de levar o nome da Universidade Federal de Rondônia para uma competição mundial.

Para a acadêmica Laís Cristina Von Dollmger Machado, também do 8º período de Direito, a competição “coloca a Universidade em pé de igualdade com as maiores e melhores Universidades do mundo. É capaz de estimular o conhecimento sobre Direito Internacional Privado na região e, ainda, uma oportunidade de criar uma rede de contatos que se estende por todo o mundo”.

Custos da viagem

Na reunião ocorrida na semana passada com duas integrantes da equipe, o reitor Ari Miguel Teixeira Ott, parabenizou toda a equipe pela classificação no evento e disse que a UNIR irá auxiliá-los no que for possível. A equipe já conta com total apoio da Universidade, incluindo questões acadêmicas e financeiras, porém os recursos que a instituição dispõe para auxiliar os alunos com o custeio da viagem são inferiores aos gastos totais estimados pelos participantes.

Laís Cristina Von Dollmger Machado explica que o orçamento de passagens para cada um dos alunos fica em torno de 5 mil reais (ida e volta), sem contar alimentação e hospedagem. Por esse motivo, os acadêmicos estão buscando apoio para arcar com os custos da viagem. Eles estão promovendo ações para arrecadação de recursos, como a venda de rifas e aceitam patrocínio de pessoa física ou jurídica.

Quem tiver interesse em ajudar o grupo pode entrar em contato por meio do e-mail vismoot.unir@gmail.com

 ou pelo perfil da equipe no Instagram (@vismoot_unir).

Como ocorre a competição

As competições consistem basicamente em uma simulação de um litígio fictício, em que os participantes fazem o papel dos advogados das partes, tendo que preparar peças escritas e sustentações orais.

A tarefa dos “advogados” é dividida em duas etapas principais: a fase de escrita dos memorandos para ambos os clientes, devendo ser submetidos à organização dentro do prazo delimitado, e, após a seleção, a fase das sustentações orais, ou oral rounds.

Os componentes da equipe

Estudantes:

Jamyle Terceiro Jardim – 8º período, UNIR

Jaques Douglas Ferreira Barbosa Junior – 9º período, UNIR

Juan Irineu Silva Belline Kasprovick – 9º período, UNIR

Julia Bordalo de Araujo Reis – 6º período, UNIR

Laís Cristina Von Dollmger Machado – 8º período, UNIR

Stéffe Daiana Leão Peres – 9º período, UNIR

Walelasoetxeige Paiter Bandeira Suruí – 8º período, UNIR

Coordenação:

Prof. Ms. Diego de Paiva Vasconcelos (Geral)

Profa. Dra. Aparecida Luiza Alzira Zuin (Vice)

Mais informações:

https://vismoot.pace.edu/

www.instagram.com/vismoot_unir/

Autor / Fonte: UNIR

Comentários

Leia Também