Plano Municipal de Saúde será debatido em audiências públicas

 A Prefeitura de Porto Velho inicia nesta terça-feira (1º), uma série de três audiências públicas para colher junto à população sugestões para a elaboração do novo Plano Municipal de Saúde da capital (PMS). Os encontros com a comunidade serão coordenados pela Secretária Municipal de Saúde (Semusa).

Nesta terça-feira a audiência será na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ronaldo Aragão, para ouvir as demandas da população das zonas norte e centro que, além da Ronaldo Aragão, engloba ainda as unidades de saúde Maurício Bustani, Aponiã, Meu Pedacinho de Chão e São Sebastião.

A comunidade da zona sul será ouvida na quarta-feira (2), na UBS Areal da Floresta. A audiência é para os usuários das unidades de saúde Renato Medeiros, Caladinho, Vila Princesa, Santo Antônio, Osvaldo Piana, Areal da Floresta, Nova Floresta e Manoel Amorim de Matos.

Na última audiência, quinta-feira (3), na UBS Hamilton Gondim, será ouvida a população da zona leste de Porto Velho que é atendida pelas unidades de saúde Hamilton Gondim, Ernandes Índio, Agenor de Carvalho, José Adelino, Mariana e Socialista. Todas as audiências ocorrerão no horário das 08h às 12h.

Para o secretário da Semusa, Alexandre Porto, a participação da comunidade é de fundamental importância para que o município possa trabalhar um plano de saúde mais próximo dos anseios da população, vez que a prestação do serviço visa justamente um melhor atendimento à comunidade.

PMS

O Plano Municipal de Saúde é um documento que reúne e organiza as propostas de ação do governo municipal para a área da saúde, oferecendo soluções relacionadas às necessidades e aos problemas da população local. O Plano, deste modo, considera as diretrizes gerais definidas para a política da saúde nas esferas nacional e estadual.

O PMS é uma exigência legal e configura-se como um instrumento para relacionar as metas e resultados a serem alcançados pelo SUS em um período de quatro anos. Sua elaboração, que envolve questões técnicas, políticas e econômicas, deve abranger o levantamento e a análise das informações sobre a situação da saúde no município.

Autor / Fonte: Semusa

Comentários

Leia Também