FENÔMENO

Furacão Milton sobe para categoria 4 e será o 2º a atingir a Flórida, nos EUA, em uma semana

Um forte furacão que se formou no Golfo do México no fim de semana se aproxima da Flórida, nos Estados Unidos, pouco mais de uma semana após o estado ser atingido por outro furacão.

O furacão Miltonse, que formou há dois dias passou da categoria 2 para a 4, em uma escala de 5, só na manhã desta segunda-feira (7).

A rápida subida de duas escalas em pouco mais de três horas assustou os meteoroligistas, que previam inicialmente que o fenômeno chegasse à categoria 3, já considerada forte.

O Milton deve atingir a Flórida na quarta-feira (9), segundo as previsões inciais do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).

O furacão deve tocar solo na costa oeste da Flórida, uma região já devastada pela passagem do furacão Helene, há poucos dias.

Deanne Criswell, chefe da Agência Federal para a Gestão de Emergências (Fema, na sigla em inglês), disse ao programa "This Week", da emissora ABC, que as autoridades federais estavam "absolutamente preparadas" para enfrentar a nova tempestade.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, aumentou para 51 o número de condados com estado de emergência declarado antes da tempestade.

O Helene atingiu a costa da Flórida como furacão de categoria 4 em 26 de setembro, e deixou um rastro de destruição terra adentro até as montanhas dos Apalaches, com chuvas torrenciais e inundações repentinas em cidades remotas de estados como a Carolina do Norte.

A tempestade deixou mais de 220 mortos, transformando-a no segundo desastre natural mais mortal registrado no país desde o furacão Katrina, em 2005.