XADREZ

Aberto do Brasil de Rondônia em xadrez tem participação de 43 enxadristas da região norte

Com a participação de 43 enxadristas da região norte, da capital e interior de Rondônia, o 1° Aberto do Brasil de Rondônia,  realizado neste final de semana em Porto Velho,  no Auditório do Colégio Porto Madeira, teve seu encerramento com chave de ouro e com a vitória e o pódio alcançado de campeão, pelo rondonense, mestre nacional e representante do Município de Cacoal,  o jovem Gabriel Carkheno,19, anos, nascido em Cacoal.

 

O enxadrista Gabriel Carkheno, despertou para a ciência e esporte xadrez aos 7 anos, no Colégio Carlos Gomes, de Cacoal, com o projeto de xadrez escolar do árbitro e professor de xadrez, Rogério Kester.

"Competição com enxadristas variados e um nível muito alto, reuniu campeões do Acre e de Rondônia. Consagrando assim o aberto do Brasil". Palavras proferidas pelo jovem mestre nacional, Gabriel Carkheno, ao elogiar a importância do evento para Rondônia.

Foram 3 dias de disputas acirradas, onde estudantes, categoria feminino, jogadores experientes e 6 mestres nacionais,  travaram batalhas em busca de apresentarem um xadrez de alto rendimento e consolidar boas colocações na classificação geral.

O evento teve como patrocinador, A Confederação Brasileira de Xadrez,(CBX), um total de prêmios de 6 mil reais,  dividido entre as diversas categorias.

O Comitê organizador formado pelo Presidente da Federação Acreana de Xadrez,  (FAX), Mestre Nacional,  Neurismar da Rocha, professor Jânio Silva,  professor Jefferson Ryan, professor Nilson Moura e o árbitro geral do evento,  professor Rogério Kester, auxiliado pelo professor Albino Raginini.

O evento teve o Clube de Xadrez, (CXR), como responsável oficial de Rondônia e vem consolidar o caráter oficial junto da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) do xadrez rondoniense.

Também apoio do local para realização do Colégio Porto Madeira e parceria de divulgação do Site Rondônia Dinâmica.

Na opinião do professor de xadrez Jânio Silva, o evento foi um grande sucesso e bastante enriquecedor para todos os participantes e principalmente culturalmente para Porto Velho em sediar essa competição.

Outro destaque para os organizadores, a boa presença de um bom números de enxadristas do Acre e do interior de Rondônia, Alta Floresta,  Cacoal, Jí-Paraná e Guajará-Mirim e a boa adesão de enxadristas de Porto Velho.

Outro ponto alto da competição a presença de um bom números de enxadristas,  onde 3, enxadristas, conseguiram suas vagas para a final do Campeonato Absoluto Feminino.

O segundo posto de vice-campeão foi do jovem Vinicius Ryan, de Porto Veho, que com esse resultado obteve a norma de mestre nacional.
O terceiro lugar, foi obtido pelo jovem talentoso, Marcus Vinicius Filho.

O mestre  nacional do Acre, Ricardo Moura,  travou na derradeira partida um duelo digno de registro na memória do xadrez de Rondônia, contra o mestre nacional, Gabriel Carkheno,  um histórico combate, que no final foi aplaudido pelo público que assistiam. Onde o mestre nacional, Gabriel Carkheno, saiu vitorioso.

A classificação até o quinto lugar: Campeão, mestre nacional Gabriel Carkheno vice-campeão, Vinicius Ryan, terceiro colocado o jovem e talentoso enxadrista, Marcus Vinicius filho; quarto lugar, mestre nacional, Ricardo Moura e quinta colocação, o experiente enxadrista Jefferson Ryan.