ESPIGÃO DO OESTE

A cada apagão de energia que ocorre no Pacarana, o distrito fica isolado do resto do mundo

O distrito Boa Vista do Pacarana localizado ao Norte do município junto a divisa com o Estado do Matos Grosso e distante a exatos 78 Km da sede do município é a maior e mais distante comunidade interiorana de Espigão do Oeste.

Pela sua localização geográfica fincada ao lado de três áreas de Terras Indígenas (Suruí, Zoró e Cinta Larga), o distrito do Pacarana nasceu e viveu a maior parte do seu ciclo econômico ancorado exclusivamente no extrativismo da madeira florestal.

O progresso chegou e com ele a legislação que colocou fim ao ciclo do extrativismo abrindo espaço para o 3º Setor que vem crescendo a passos largos graças as vastas extensões de terras agricultáveis e fartura na oferta de água para a irrigação.

Mesmo com os muitos avanços alcançados alguns gargalos ainda teimam em segurar o distrito do Pacarana preso a décadas passadas. A falta de uma rodovia segura e confiável para garantir o “ir e vir dos cidadãos” e o transporte de cargas é um dos problemas a serem pacificados.

Outra mazela é a falta de uma torre de telefonia móvel que poderia garantir aos mais de 3.500 moradores do distrito de Boa Vista do Pacarana e seu entorno a tranquilidade para ficar ligado ao resto do estado e quiçá do país através do sistema de telefonia móvel (celular).

A cada Blecaute que ocorre (e são muitos frequentes) a população do distrito do Pacarana e comunidades no seu entono ficam, horas e até dias sem comunicação com o mundo exterior, pois o único meio de comunicação são as redes sociais (Watt-app, Instagram, Face e o X).

Com uma torre de telefonia móvel (celular) esse problema de isolamento não existiria, pois, a torre possui energia própria não ficará inoperante, sem contar que sem a torre de celular não tem como o cidadão receber um código de SMS para muitas atividades que necessite desse processo.

Para resumir a conversa o distrito do Pacarana hoje consta como distrito atendido pelo programa do Governo do Estado com o projeto da Telefonia Móvel, pois segundo registros a comunidade foi atendida em 2015 com esse equipamento. Se alguém souber onde ele esta me avise!