LEGADO CULTURAL

O Xadrez não é um simples jogo de tabuleiro; seu legado sociocultural e influência são imensuráveis - por Jânio Silva

O xadrez não é um simples jogo de tabuleiro, seu legado sociocultural, e sua influência na religião, política, artes e ciência é imensurável. São incontáveis seus admiradores e ilustres praticantes: como Benjamin Franklin, Trótski, Tolstói, Einstein e Napoleão Bonaparte.

Sua complexidade não está somente na prática do jogo e nas possibilidades infinitas, mas também sobre o que ele representa para a humanidade através de tantos anos de história, isso faz com que sua própria definição transcenda os limites do tabuleiro. O xadrez também é considerado um esporte, ciência e arte.

Ciência

O xadrez é uma ciência por que evoca o pensamento ordenado e racional. A capacidade intelectual está intensamente relacionada à prática do jogo. O reconhecimento de padrões e cálculos que organizam o pensamento lógico e estratégico do jogador.

Também a psicologia está presente com o estudo dos processos cognitivos: a memória, o pensamento abstrato e estudos sobre a plasticidade cerebral são exemplos de como a ciência explora o xadrez como fonte de pesquisa

Para celebrar essa ciência esporte,  arte , o Colégio Porto Madeira,  colocou currículo escolar na sua grade.

O professor Jânio Silva , vem desenvolvendo essa matéria com toda a direção do Colégio Porto Madeira, que observa na ciência do xadrez,  uma ferramenta indispensável para agregar na caminhada escolar do alunos.