CONFLITO

Palestino morre após operação militar israelense em Jericó

Um garoto palestino de 15 anos foi morto durante um ataque militar israelense perto da cidade ocupada de Jericó, na Cisjordânia, nesta segunda-feira (10), informou o ministério da saúde palestino.

Os militares israelenses disseram em comunicado que suas forças estavam operando no campo de refugiados de Aqabet Jabr, adjacente a Jericó, sem fornecer detalhes imediatamente.

Na semana passada, os palestinos se barricaram dentro de Al-Aqsa, o terceiro local mais sagrado para o Islã, com pedras e fogos de artifício, exigindo o direito de rezar ali durante a noite, algo que Israel só permitia no passado durante os últimos 10 dias do Ramadã. A polícia os removeu à força, detendo centenas e deixando dezenas de feridos.

Durante a última semana houve uma série de ataques partindo do Líbano e da Síria em direção a Israel. Os israelenses revidaram atacando Gaza.

Os ataques palestinos mataram 19 pessoas, incluindo um soldado, desde o início do ano. Do outro lado, 92 palestinos foram mortos por fogo israelense até agora este ano, pelo menos metade deles afiliados a grupos militantes, de acordo com uma contagem da Associated Press.

Neste sábado, dezenas de milhares de israelenses participaram de protestos contra os planos do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para aumentar o controle que governo exerce sobre a Suprema Corte do país.

Israel vive uma série de protestos contra os planos para alterar o Judiciário, que foram suspensos no mês passado devido a uma onda de greves e manifestações em massa.