SAÚDE

Diminuição nas taxas de vacinação infantil preocupa especialista em Direitos Humanos de Rondônia

Porto Velho, RO – O site Lunetas.com.br publicou levantamento intitulado “Não é só culpa dos pais: por que menos crianças estão vacinadas? (clique e leia na íntegra)”.

O texto suscita a preocupação do especialista em Direitos Humanos, Vinícius Miguel, advogado e professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

A reportagem aponta que as “quedas contínuas nas taxas de vacinação infantil e o número alto de crianças com o esquema vacinal incompleto preocupam também profissionais da saúde por colocar em risco a saúde coletiva”.

A notícia ainda diz que pais e cuidadores devem se informar sobre a disponibilidade de imunizantes, horários e locais para cuidar da “saúde dos pequenos, mas nem sempre o acesso a informações básicas está disponível”.

E inclui:

“É o que aponta o estudo “Acesso à informação e transparência: exploração inicial da relação vacinação e informação pública”, produzido por pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), entre 2020 e 2021”.

Segundo Vinicius Valentin Raduan Miguel, coordenador do estudo da UNIR, os pesquisadores notaram um discurso corrente que atribui culpa exclusiva à família ou ao usuário do SUS, culpabilizando o indivíduo ao invés de enxergar o problema de modo global.