Publicada em 03/04/2013 - 13h10min   /  Autor:  Decom
MEIO AMBIENTE: Seduc inicia preparação para a IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil

a Conferência na Escola é o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar

Uma equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), coordenada pela técnica da Gerencia de Educação, Fabiana Freire, já está percorrendo as cidades com o apoio das Coordenações Regionais de Educação (CRE’s) onde irão acontecer as etapas regionais da IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, com intuito de assegurar fique tudo pronto para o lançamento e a efetivação do evento que é uma realização do Ministério da Educação com o apoio do Ministério do Meio Ambiente.

Segundo a coordenadora, a Conferência na Escola é o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável. “É neste momento que a escola se transforma em campo privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local”, disse.

Nesse momento, cada escola construirá ou fortalecerá a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (COM-VIDA) que deverá organizar a conferência envolvendo a comunidade com o Tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. 

A escola elaborará um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais encaminhados para o processo da IV CNIJMA, a ser colocado em prática após o evento; criará um material de educomunicação para divulgar o projeto; elegerá um delegado ou delegada (e suplente); e compartilhará o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e com a comunidade.

Para entender como realizá-la consulte a publicação “Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola”.

Conferências nas Escolas (obrigatórias) – devem ser realizadas até 31 de agosto de 2013. Ficará a critério de cada escola a duração e a programação, desde que obedecidos os princípios e critérios estabelecidos no Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola. 

2013. Os cadastramentos incompletos ou fora do prazo não serão considerados.

Mais informações através do site: www.conferenciainfanto.mec.gov.br  

Texto: Deane Araújo
Foto: Divulgação
Fonte: Assessoria Seduc