ZEKATRACA- Lenha na Fogueira

Começa nesta sexta feira 09, o festival folclórico Duelo na Fronteira. Na realidade o nome verdadeiro é Festival Folclórico de Guajará Mirim – Antes foi Fefopem – Festival Folclórico Pérola do Mamoré.

 

*********

O apelido Duelo na Fronteira que alguns grafam DA Fronteira, não sei quando começou, mas, tenho certeza que já foi nos anos 2000.

 

********

O Flor do Campo vai abrir o festival na noite de hoje com o tema “Folclore Brasileiro – Do Bumba-Meu-Boi ao Boi Bumbá” e quem assumiu a responsabilidade de desenvolver o tema através de cenários e alegorias, foram os irmão K-Bral e Ednart Gomes. Os caras são bons de verdade o que deixa a galera do azul com a pulga atrás da orelha.

 

********

Aliás, tentamos durante toda a semana, contato com o pessoal do Malhadinho e ninguém atende telefone e nem responde as mensagens via tudo quanto rede social.

 

********

Nossa intenção, é saber a sinopse do tema Hurukunê Wao que o Malhadinho vai apresentar a partir de amanhã na arena do bumbódromo de Guajará.

 

********

A direção artística do Flor do Campo nos enviou toda a apresentação tanto da 1ª noite como da 2ª. A primeira noite você acompanha item por item, na matéria ai ao lado.

 

*********

Esperamos que a direção do Malhadinho nos envie o roteiro da apresentação pelo menos até as 14h00 de hoje, para podermos publicar no jornal de amanhã.

 

*********

O Diário da Amazônia como acontece desde o primeiro ano do Festival ou seja, 1995, vai cobrir as apresentações dos bois Flor do Campo na noite de hoje e Malhadinho na noite de amanhã.

 

********

Domingo os dois bumbas se apresentam, sendo que o Malhadinho é quem vai abrir a ultima noite do XIX Duelo na Fronteira.

 

********

A partir deste sábado 10, você pode acompanhar a reportagem fotográfica do Roni Carvalho no site do Diário da Amazônia que pode ser acessado via portal www.sgc.com.br/diariodaamazonia

*********

Temos que fazer um reparo: O Duelo na Fronteira não é o maior festival folclórico da região. Maior que ele tem o Flor do Maracujá e muitos outros que acontecem na Amazônia. Nem o festival de Parintins pode ser considerado como maior, pois reúne apenas uma dança folclórica que a do Boi Bumbá.

********

O festival de Manaus sim, pode ser considerado o maior da Região Norte, pois reúne várias danças folclóricas inclusive Boi Bumbá.

********

O Duelo na Fronteira é um ótimo festival ou um evento que reúne dois grandes grupos folclóricos, numa disputa bastante acirrada e gostosa de apreciar, nada mais!

 

********

O Duelo na Fronteira tem como principal ponto positivo, levar o maior número de turista à cidade de Guajará Mirim. Todos os hotéis estão lotados. Quem não reservou com antecedência vai ter que se virar nos 30 pra conseguir um abrigo.

 

********

Nenhum evento beneficia tanto o comercio de Guajará Mirim como o Duelo entre Flor do Campo e Malhadinho.

********

Porém, é necessário que os dois grupos assumam a coordenação do evento, assim como os grupos folclóricos de Porto Velho fizeram com o Flor do Maracujá.

 

********

Os dois bois assumindo a coordenação, com certeza o Festival não vai mais parar por que o governo alega (indevidamente) inadimplência dos grupos.

 

********

Tem que ser assim. Os grupos promovem o Festival com o apoio do governo estadual e municipal de Guajará Mirim.

*********

Vamos ficar torcendo para que tudo dê certo no XIX Festival Folclórico de Guajará Mirim o nosso Duelo na Fronteira.

********

Chamo atenção dos colegas: O Duelo entre os bois Malhadinho e Flor do Campo acontece NA FROTEIRA de Brasil e Bolívia. Então a grafia correta é: DUELO NA FRONTEIRA. Ta combinado! 

Autor / Fonte: Zekatraca

Leia Também

Comentários