Workshop em Rolim de Moura discute política pública nacional para o café

Evento reuniu representantes da Seagri e Emater em Rolim de Moura


 
Discutir políticas nacionais para incentivar a produção de café de qualidade foi tema de mesa redonda, na sexta-feira (21), no auditório da Associação Empresarial de Rolim de Moura (Acirm). Participaram do debate, o secretário da Agricultura, Evandro Padovani; o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Luiz Gomes Furtado; e técnicos das duas entidades.
 
O objetivo da  reunião foi discutir e sugerir alterações no projeto de Lei Federal nº 1.713/2015,  que institui  a política nacional de incentivo à produção de café de qualidade. O projeto é de autoria do deputado federal, Evair de Melo, do Estado do Espírito Santo, com relatoria do deputado federal por Rondônia, Luiz Cláudio.
 
De acordo com o presidente da Câmara Setorial do Café do Estado de Rondônia, Ezequiel Braz (Tuta), o estado é o segundo produtor de café conilon do Brasil, e não poderia ficar sem participar  das discussões que envolvem a cadeia produtiva do café. “Esse momento é importante para nossa cafeicultura, pois estamos participando da elaboração de uma política pública nacional em favor da cultura do café”, disse
 
Segundo o secretário Evandro Padovani, Rondônia está incentivando a produção com adoção de boas práticas de manejo para a produção de café com qualidade. “Essa discussão com todos os entes da cadeia produtiva do café garante ao estado, e ao produtores, voz no cenário nacional. Queremos chegar em 2018 com quatro milhões de sacas de café, mas para isso, temos que trabalhar as lavoura com mais cuidado e prezando pela sanidade e qualidade”, pontuou Padovani.
 
O deputado Luiz Cládio enfatizou o trabalho que vem realizando na Câmara Federal em prol do setor produtivo de Rondônia. “Sou do produtor rural, e desde que cheguei à Câmara tenho participado das discussões que envolvem o setor e incluindo Rondônia no mapa das pautas parlamentares da pecuária e agricultura”, disse.
 
 
    Fotos: Dhiony Costa e Silva

Autor / Fonte: Dhiony Costa e Silva

Leia Também

Comentários