Vereadores pressionam prefeito de Candeias, Pantera na disputa pelo Senado, Ariquemes fortalecida na Ale



Pressão –
O assassinato do prefeito de Candeias do Jamari, Chico Pernambuco (PSB) em março último fomentou um clima de comoção na cidade. Pernambuco estava no terceiro mandato e foi eleito em disputa difícil. O vice, Luiz Ikenohuchi (DEM) assumiu e está sofrendo pressões de parte dos vereadores, a princípio, interessados em sua cassação. Candeias passou nos últimos anos por administrações desastrosas, desde Dinho Sousa, tio do ex-prefeito e deputado federal Lindomar Garçon (PRB-RO), mais conhecido como “Rolando Lero”, que fala muito e não produz nada.

União – As investigações sobre o assassinato de Pernambuco já levou pessoas à prisão e o suspeito de ser o mandante, um primo de Ikenohuchi, está foragido. O grupo de vereadores, liderado por Benjamim Pereira Soares Júnior, o Beijim (PTB) deve buscar meios para alavancar a administração, pois Candeias está com saúde, educação, estradas vicinais em situação deplorável. O momento é de união e de somar esforços, não para movimentos rasteiros. Desvendar a morte de Pernambuco é função da polícia, que já está com o caso bem avançado, mas o município precisa caminhar.

Senador – A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) de Rondônia estará oferecendo aos associados curso de Formação Sindical, em Porto Velho, no auditório Sindicato dos Urbanitários-Sindur, no período de 9 a 11 de junho próximo. Também será eleita a nova diretoria para os próximos 4 anos. O atual presidente, professor Francisco Pantera disse que não será candidato à reeleição, mas que está se preparando para disputar as eleições do próximo a uma das duas vagas ao Senado pelo PCdoB.

Ariquemes – O PMDB de Ariquemes está se preparando para as eleições do próximo ano de forma organizada. Cidade do governador Confúcio Moura (PMDB), que ele administrou em dois mandatos seguidos, Ariquemes tem hoje 4 deputados na Assembleia Legislativa: Geraldo da Rondônia (PSC), Adelino Follador (DEM), Alex Redano (PRB) e Saulo Moreira (PDT). Fora Porto Velho é o município com maior representatividade na Assembleia Legislativa (Ale). Mas não tem nenhum representante no Congresso Nacional (Senado e Câmara Federal).  

Deputados – Há quem aposte que Ariquemes deverá manter as quatro vagas na Ale nas eleições do próximo ano. E já tem nomes em condições de sucesso, como da irmã do governador Confúcio Moura, Cláudia Moura, que já demonstrou intenção de concorrer à Ale em 2018 e para a Câmara Federal, o empresário e ex-deputado estadual Tiziu Jidalias, ambos filiados ao PMDB. O vereador Ernandes Amorim, no PTB dia que será candidato, mas estuda a que: deputado (federal ou estadual), Senado, cargos que ele já ocupou ou governador, único cargo público que ele ainda não se elegeu. O Cabeção vem com tudo no próximo ano...

Respigo

Os prefeitos que assumiram em janeiro último está completando 4 meses e meio de governo. Poucos conseguiram se destacar, inclusive o fenômeno eleitoral de 2016, o de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) +++ Eleito com a pecha de administrador, Hildon está tendo muitas dificuldades para ajustar a prefeitura da capital. Administração pública é completa e exige muito mais que boa vontade e competência, como na privada, mas também um grupo de pessoas capacitadas para “dar conta do recado” +++ Para quem pretenda disputar as eleições gerais (presidente da República, governadores, duas das três vagas ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas) terminará no dia 2 de abril do próximo ano o prazo de filiação partidária. Quem tem pretensões eleitorais deve se filiar a um partido seis meses antes das eleições para poder concorrer +++ Membros do Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul-Sindsul estão se mobilizando para pressionar os vereadores de Vilhena, que deverão votar amanhã (16) aumento do salário da prefeita Rosani Donadon (PMDB). O salário atual é de R$ 19.800 e a proposta é aumentar para R$ 29 mil. 

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também