TCE-RO lança para o cidadão o aplicativo Tô no Controle/Opine aí

TCE-RO lança para o cidadão o aplicativo Tô no Controle/Opine aí

 Foi realizada nesta segunda-feira (23), no auditório do Tribunal de Contas (TCE-RO), a apresentação do aplicativo Tô no Controle/Opine aí, novidade tecnológica integrante do portal Tô no Controle e que é voltada ao cidadão, visando possibilitar sua atuação de modo ainda mais ativo no controle dos gastos públicos, dentro do que dispõe a Lei nº 13.460/17.

A ação integrou as atividades de abertura do Seminário Fechando as Contas, que teve na mesa de honra representantes do Ministério Público de Contas (MPC-RO) e do TCE-RO, além de órgãos parceiros na elaboração do Tô no Controle/Opine aí, a exemplo do Tribunal de Justiça (TJ-RO), do Ministério Público estadual (MP-RO), da Defensoria Pública do Estado (DPE-RO) e do Governo do Estado (Gero).

Para baixar a ferramenta gratuitamente, basta acessar o Google Play – para equipamentos Android – e, no campo para pesquisa, digitar “Opine aí” ou “TCERO”. Também já estão sendo realizadas ações para a disponibilização do aplicativo, em breve, no App Store, ou seja, para dispositivos iOS.

PRONUNCIAMENTOS

O novo dispositivo foi destacado pelo conselheiro presidente Edilson de Sousa como uma ferramenta de gestão de qualidade para o Estado de Rondônia, bem como, em um horizonte futuro, para todo o país. “O Tô no Controle/Opine aí não é um aplicativo do Tribunal, mas de todos nós, que somos cidadãos”, disse.

O conselheiro presidente ainda conclamou todos os cidadãos a se engajarem e mobilizarem seus círculos de amizade na utilização e disseminação da nova ferramenta. “Vamos viralizar esse aplicativo em nossas mídias sociais, porque, nesse espírito de participação e cidadania, vamos melhorar os serviços públicos que nos são oferecidos e com a efetividade deste produto almejarmos um horizonte ainda maior, abrangendo todo o país futuramente”.

A juíza Euma Tourinho, no ato representando a Presidência do Poder Judiciário rondoniense, salientou o empenho do TCE, por meio dos seus técnicos, de criar o aplicativo Tô no Controle/Opine aí. “Eu admiro o trabalho intenso e dedicado de cada servidor do TCE que se propôs a criar essa ferramenta de gestão, bem como dos órgãos coparticipantes. É uma satisfação saber que podemos, com este aplicativo, resgatar para o cidadão rondoniense o sentimento de pertencimento e de uma gestão pública de qualidade”, disse.

Já o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, ao falar sobre a novidade tecnológica disponibilizada, enalteceu a postura do TCE no que tange ao incentivo às boas práticas de gestão. “Esta Corte de Contas está fazendo história neste Estado e no nosso país. É a segunda vez que venho neste tribunal só este mês para apreciar serviços e ações inéditas de efetividade e controle que, certamente, vão entrar para a história como boas práticas”.

A oportunidade de tornar a gestão pública rondoniense ainda mais transparente foi enfatizada pelo governador do Estado, Daniel Pereira. “Com este aplicativo, é certo que poderemos ter maior transparência na aplicação dos recursos em nosso Estado e saber onde realmente adotar medidas efetivas para o aprimoramento da gestão, completou”.

COMO FUNCIONA

O dispositivo eletrônico, idealizado pelo TCE-RO, conta com o apoio de instituições públicas e privadas, a exemplo do Governo do Estado, do Tribunal de Justiça (TJ-RO), do Ministério Público estadual (MP-RO), da Defensoria Pública do Estado (DPE-RO), da Ordem dos Advogados do Brasil – Rondônia (OAB-RO), da Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio), entre outros.

A apresentação do aplicativo foi feita pelo servidor Márcio Alves, integrante da equipe que trabalhou na construção da ferramenta, esforço empreendido por servidores de diversos setores, como Presidência, Controle Externo, Gestão Estratégica, Tecnologia da Informação, Ouvidoria, Comunicação, entre outros.

Foram detalhados aspectos do “app”, que possibilita a manifestação da satisfação do cidadão sobre os serviços públicos ofertados em diversas áreas, como educação, saúde, segurança, transporte público, obras, entre outros.

Em ambiente amigável e com interface simples e prática, a ferramenta possibilita ainda que se opine sobre o desempenho de unidades públicas específicas pertencentes a cada um dos 52 municípios rondonienses, contemplando também os poderes e órgãos estaduais.

Além das manifestações binárias (se está satisfeito ou insatisfeito com o serviço ofertado), é possível ainda fazer breve comentário sobre a prestação do serviço, assim como fazer fotos e anexá-las à manifestação.

Autor / Fonte: ASCOM / TCE-RO

Leia Também

Comentários