Taxistas e mototaxistas participam de reunião com o prefeito Mauro Nazif

Representantes dos mototaxistas e taxistas de Porto Velho estiveram na manhã de sexta-feira, 25/07, em reunião com o prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, e com o coordenador municipal de Transportes da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran), Everton Kemp, para apresentar algumas reivindicações das duas categorias.
Entre os temas discutidos, estava a questão do Imposto Sobre Serviço (ISS) pago pelos profissionais. Atualmente, dos mototaxistas é cobrado o valor de duas Unidades de Padrão Fiscal – UPFs, e dos taxistas são cinco UPFs. Em ambos os casos, a cobrança é feita individualmente, uma vez pelo proprietário do veículo e outras duas pelos dois condutores auxiliares.

“Queremos pedir que o imposto passe a ser cobrado apenas do proprietário do veículo. Para fazer essa reivindicação, a Câmara de Vereadores formulou um Anti-projeto de Lei”, explicou Waldiney Souza (Filhão), presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos do Estado de Rondônia.

Mauro Nazif informou que a prefeitura faz essa cobrança por ser uma determinação que está na Lei Nº 369 de 22 de dezembro de 2009 e que vai encaminhar a solicitação para a PGM – Procuradoria-Geral do Município fazer uma análise.

“Ouvimos os pedidos e vamos analisar todas as reivindicações que foram feitas. O que for possível, a prefeitura fará para buscar as soluções e melhorar as condições de trabalho deles e também a oferta do serviço para a população de Porto Velho”, afirmou Nazif.

Na ocasião, o presidente da Associação Beneficente dos Mototaxistas de Porto Velho – Deus é verdade - União da Vitória, Sílvio dos Santos, aproveitou para elogiar o trabalho dos fiscais da Semtran para coibir o exercício ilegal da profissão. “A fiscalização tem sido muito eficiente e já prenderam muitas motos piratas nos últimos dias. Isso é importante para que a concorrência do serviço seja justa e também para garantir a segurança dos passageiros”, acrescentou.

Autor / Fonte: Assessoria

Leia Também

Comentários