Sesau capacita nova turma para atuar em leitos de UTI

Mais de 400 profissionais da Saúde encerraram no último sábado,19, o curso de hemodinâmica, dentro programa de Suporte Básico de Vida (BLS), implantado no início deste ano. O curso fecha um pacote de cursos oferecidos pelo governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).


 
O curso foi ministrado pelo médico e professor Fernando Gutierrez, membro da  Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), instituições de renome nacional. A qualificação faz parte do programa de capacitação oferecido pelo governo do Estado.


 
No total, 11 cursos foram oferecidos para profissionais da Saúde de diversas áreas. A meta é a revisão sistemática dos principais cuidados aplicados no suporte básico de vida, atendimento no suporte avançado no trauma, na cardiologia, na pediatria e cuidados intensivos para pacientes em unidade de terapia intensiva (UTI).


 
O treinamento foi estendido para a capacitação de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas da Rede Estadual de Saúde em práticas de atendimento aos pacientes graves ou de alto risco, qualificando profissionais nos cuidados à beira do leito, segundo as diretrizes World Federation of Societies of Intensive and Critical Care Medicine (WFSICCM) e Federación Panamericana e Ibérica de Sociedades de Medicina Crítica y Terapia Intensiva (FEPIMCTI).


 
Os cursos, Fundamentos em Terapia Intensiva,  Monitoração Hemodinâmica, SEPSE e Ventilação Mecânica, foram realizados em Porto Velho, para 12 turmas, contemplando 432 profissionais da Rede Estadual, um investimento de R$ 668.755,35. 


 
De acordo com o secretário estadual de Saúde Williames Pimentel, há uma preocupação do governo em investir na melhoria da qualidade do atendimento, dos serviços oferecidos e principalmente na humanização. Para que isso aconteça, a qualificação é fundamental, explica.


 
Segundo Pimentel, os cursos contemplaram médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem  do Hospital de Base (HB) e Hospital Pronto Socorro João Paulo II -  AMI 24h (Assistência Médica Intensiva), Cemetron, Pronto Socorro Infantil Cosme Damião, Hospital Regional de Cacoal, Hospital Regional de Buritis, Hospital Regional de Extrema, Hospital Regional de São Francisco,   e Policlínica Oswaldo Cruz.
 


Com esta medida, a Sesau promoveu a melhoria do atendimento, proporcionando ao profissional, mais condições de ação, fortalecendo os cuidados intensivos aos pacientes do SUS. Rondônia é o segundo estado brasileiro  a tomar esta iniciativa e isto o equipara a grandes centros na atualização de profissionais nos cuidados ao paciente grave.


 
O QUE É HEMODINÂMICA
 
De acordo com Fernando Gutierrez, a hemodinâmica se dedica à realização de diagnósticos e procedimentos terapêuticos utilizando a técnica do cateterismo. A investigação de patologias cardíacas é uma de suas funções.


 
Fernando destaca que há em tecnologia que permite a realização de terapêuticas, como CIVs (comunicação entre ventrículos), estenose pulmonar valval, estenose aórtica, fechamento de fístulas coronárias, entre outros. Em outros estados, o constante aprimoramento dos profissionais envolvidos no serviço já possibilitou soluções inéditas na cirurgia cardíaca.

Autor / Fonte: ascom

Leia Também

Comentários