Sepog mostra o que faz e direciona metas

 agir

Braga (e) destaca a elaboração do Plano Plurianual Participativo

 

Parceria entre a Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) possibilitou ao Governo de Rondônia obter R$ 55 milhões de recursos federais para investimentos em projetos elaborados por diferentes setores administrativos. O secretário George Braga destacou entre projetos programas, o “Água para todos”, a construção de biblioteca, Casa da Criança e a construção do Hospital de Ariquemes.

 

Braga participou quinta-feira (18), com outros secretários e dirigentes de empresas públicas, da apresentação de relatórios de atividades governamentais, durante reunião da Agenda Integrada de Resultados (Agir), em Porto Velho, com a presença do governador Confúcio Moura. Essas reuniões mensais, ora em clima descontraído, ora em clima de cobranças, expõem o momento vivido pelo Estado. Nelas, o governador ouve resumos do andamento de diversos programas e projetos, expõe pontos de vista e direciona as próximas fases de cada um.

 

Estrutura administrativa

Promovendo dez audiências públicas na capital e no interior, a Sepog elaborou o Plano Plurianual Participativo (PPA) 2012-2015, fruto da necessidade governamental de cativar a população para planejar melhor a administração pública e reafirmar a democracia participativa.

 

“Fizemos ajustes qualitativos e quantitativos, a fim de conseguirmos um funcionamento mais racionalizado dos recursos públicos”, explicou o secretário George Braga. O relatório da Sepog também destaca a adequação da estrutura organizacional do Poder Executivo. “Promovemos ajustes qualitativos e quantitativos, a fim de conseguirmos um funcionamento mais racionalizado dos recursos públicos”, explicou o secretário George Braga.

 

O relatório menciona ainda a redução do número de secretarias, de 14 para dez; a redução de 1.842 cargos comissionados; e a criação de 1.132 funções gratificadas.

 

No âmbito da reestruturação organizacional, foram transformadas em Superintendências Estaduais a Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz), a Secretaria de Estado do Esporte, da Cultura e do Lazer (Secel), e a Secretaria de Estado da Administração (Sead). A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes) e a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) unificaram-se.

 

agir1

Governador explica a infovia na reunião da Agir

 

Apoio à fronteira

A região de fronteira ganhou 77 projetos alinhados ao Governo Federal. O relatório enfatiza os conhecidos Arranjos Produtivos Locais (APLs), que aglomeram diversos empreendimentos e pessoas em atividades caracterizadas pela cooperação.

 

O setor avançou, com a concepção da 1ª Conferência Estadual de APLs e da 1ª Feira Internacional da Sociobiodiversidade de Guajará-Mirim.

 

A Sepog promoveu ainda a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, motivando a população rondoniense, especialmente a juventude, a valorizar atividades de Ciência e Tecnologia, todas voltadas para a criatividade, atitude científica e inovação.

 

Fotos: Admilson Knightz

Autor / Fonte: Valdir Alves e Montezuma Cruz

Leia Também

Comentários