Semusb tem frota reforçada e inicia trocas de tampas de boca de lobo

PORTO VELHO-  A Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) está iniciando um programa de recuperação de todas as bocas de lobo da cidade. Segundo explicou o secretário, Eduardo Damião, estão sendo fabricadas semanalmente, no próprio pátio da secretaria, sessenta tampas de boca de lobo no tamanho padrão, que é de 60x1,20cm, e outras vinte de outras dimensões, fora do padrão.


 
 A Semusb adquiriu um caminhão Munck, comprado com recursos próprios, ao preço de duzentos e quarenta mil reais, para acelerar a instalação das tampas e também para transportar manilhas. “Antes, precisávamos fazer isso com caminhões caçambas e retroescavadeiras, agora, somente com o caminhão poderemos realizar os serviços, ainda com o ganho de que com o Munck poderemos colocar as manilhas diretamente dentro das valas”, disse Damião.


 
 O secretário disse que à Secretaria Municipal de Obras (Semob) cabe realizar a implantação de novos dutos para expansão da rede de drenagem, enquanto que à Semusb cabe recuperar as bocas de lobo danificadas e manter limpa e desentupida a rede. “Desde a semana passada começamos os serviços de recuperação de bocas de lobos danificadas. Nosso levantamento apontou quatro mil novecentas e vinte a serem recuperadas. A maior parte dos problemas se refere a tampas quebradas ou ausência de tampas”, destacou o secretário.


 
 A Semusb está trabalhando com uma equipe de oito pessoas e maquinário próprio. Foi iniciado um processo de contratação de uma empresa para a execução do projeto e a licitação deve se concluir por volta de novembro ou dezembro. Para que as instalações das novas tambas não parem, foram mapeados os pontos com maior necessidade de intervenções, que receberão os serviços da equipe da Semusb a uma média de, pelo menos, sessenta bocas de lobo recuperadas a cada semana. 


 
 De acordo com o edital de contratação a empresa ganhadora deverá colocar em operação oito equipes, cada uma devendo recuperar duas bocas de lobo por dia, totalizando dezesseis, diariamente. “Esperamos concluir todo o trabalho em um ano, que é o tempo de vigência do contrato com a empresa contratada”, salientou Damião.


 
 A recuperação das bocas de lobo se iniciou no Skate Park, durante a última semana de junho e, a partir desta segunda-feira (06), os trabalhos vão se intensificar em muitas partes da cidade. Após a entrada da empresa licitada, a equipe da Semusb vai passar a assumir somente as ações de limpezas da drenagem. “Grande parte das alagações ocorrem por entupimentos. Assim, o serviço de limpeza deve ser contante. Para se ter uma ideia, entre as ruas Marechal Deodoro e Calama há quatro bocas de lobo que precisam ser limpas todo mês. Na última ação foi retirada uma caçamba de doze metros cúbicos de detritos, o que significa algo aproximado a oito toneladas”, finalizou o secretário.

Autor / Fonte: Por Renato Menghi

Leia Também

Comentários