Semusb reforça sistema de drenagem da Rua Pio XII

A Prefeitura de Porto Velho realizou manutenção no sistema de drenagem da Rua Pio XII, entre as Ruas João Goulart e Guanabara, bairro São João Bosco, zona Norte da cidade. De acordo com o secretário adjunto de Serviços Básicos, Itamar Ribeiro, foi necessário substituir as manilhas antigas, pelo fato de estarem estragadas e não mais permitiam o escoamento das águas pluviais.

 

Para resolver o problema, foram instaladas 40 manilhas de um metro de cumprimento cada, por 60 centímetros de diâmetro. As antigas eram de apenas 30 centímetros de diâmetro. Além disso, segundo informou Ribeiro, a parte não danificada estava entupida com terra e lixo, principalmente copos, sacolas e garrafas plásticas que são jogadas em via pública.

 

O secretário lamenta a falta de conscientização de muitas pessoas que continuam jogando lixo nas ruas. “Quando chove toda essa sujeita é arrastada para a drenagem, causando entupimentos, alagações e danos tanto ao patrimônio público quanto para a população. Os maiores prejudicados, no entanto, são os moradores, que inclusive podem ser acometidos de doenças”, disse.

 

Devido à falta de manutenção durante décadas, Itamar Ribeiro informa que Porto Velho sofre com os constantes casos de manilhas quebradas e drenagem entupida. Com objetivo de solucionar esse problema a Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semus) montou duas equipes que trabalham exclusivamente fazendo manutenções, o que significa substituir a tubulação (quando necessário) e limpar as chamadas “bocas de lobos”.

 

Trabalho semelhante ao da Rua Pio XII já foi realizado em diversos pontos da cidade, a exemplo das Ruas Daniela, José Vieira Caula e também nas confluências da Avenida Costa e Silva com Jorge Teixeira. Sempre que necessário, as equipes ainda utilizam o caminhão conhecido por “Tatuzão”, que lança fortes jatos de água na rede de drenagem para desobstruir ou detectar pontos de estrangulamentos.

 

Conforme Itamar Ribeiro, desde o início da gestão do prefeito Mauro Nazif que a Semusb trabalha de forma estratégica para recuperar a drenagem da cidade e minimizar os pontos de alagamentos. As ações incluem até mesmo a extração de árvores (ficus) cujas raízes estavam obstruindo as tubulações. “Pedimos o apoio da população para não jogar lixo nas ruas”, finalizou. 

Autor / Fonte: Por Augusto Jos�

Leia Também

Comentários