Semusa distribui 100 caixas d'água em Jacy-Paraná e reestrutura ambulâncias para três distritos

A situação de muitas áreas atingidas pela enchente ainda é delicada, especialmente no distrito de Jaci-Paraná, onde grande parte do lençol freático foi comprometido pela contaminação que atingiu os poços da região. Para evitar maiores índices de doenças relacionadas ao uso de água contaminada, a Secretaria Municipal de Saúde destinou profissionais de educação em saúde e vigilância sanitária para a entrega de 100 caixas d'água no distrito.


 
A distribuição das caixas começou na quinta-feira, 17 de abril, na comunidade conhecida como “Linha do Trilho”, que abriga dezenas de famílias. Todos os chefes de família foram cadastrados pela Vigilância Sanitária e receberam cada um uma caixa d'água que servirá como reservatório provisório. Os moradores foram orientados a lavarem as caixas e desinfectá-las com as doses de hipoclorito de sódio que foram distribuídas gratuitamente. A cada dois dias um caminhão pipa da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) distribuirá água tratada vinda da estação de tratamento local para cada residência.


 
Durante a entrega de caixas d'água, profissionais de educação em saúde orientaram cada família sobre o modo de tratamento e manutenção da água, recomendações quanto aos hábitos de higiene, lavagem de alimentos, como utilizar o hipoclorito de sódio e demais dicas de cuidados com a água. A distribuição conta com apoio do Núcleo Interinstitucional de Educação em Saúde (Niemsus) e Vigilância Sanitária (Visa). O Exército deu suporte à população levando as caixas até as residências.


 
Segundo Renata Pimentel, coordenadora do Niemsus, a equipe de agentes comunitários de saúde do distrito dão continuidade às orientações de prevenção de doenças rotineiramente. “O principal foco das ações é evitar o aumento dos casos de doenças diarreicas, hepatites A e E, leptospirose e verminoses. Com a ajuda de panfletos e folders, os agentes ensinam as crianças e adultos sobre os riscos provenientes da água contaminada dos poços da região e levam frascos de hipoclorito de sódio para exemplificar o manuseio correto”, destacou a coordenadora.


 
Outros distritos também continuam recebendo assistência contínua da Semusa. Na última semana, as ambulâncias das comunidades de Nova Califórnia, Nova Mutum e União Bandeirante receberam manutenção e foram reestruturadas para atender os casos de urgência e emergência dessas localidades.

Autor / Fonte: Collien Rodrigo

Leia Também

Comentários