Semusa dá início à campanha de vacinação contra a gripe em Porto Velho

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira (4) em todo o país e segue até dia 22 de maio. Em Porto Velho, as doses já se encontram disponíveis e o dia D de mobilização acontecerá no próximo sábado, 09 de maio, em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) das zonas urbana e rural, entre 7h e 19h.

Para tomar a vacina durante a semana é necessário dirigir-se a uma unidade de saúde portando a caderneta de vacina das 08h às 17h, de segunda a sexta, na cidade e nos distritos. Os usuários que podem ser vacinados são: idosos com mais de 60 anos de idade; crianças com idade a partir de 6 meses a menores de 5 anos; mulheres no período pós-parto (até 45 dias); gestantes; profissionais da saúde; agentes penitenciários; pessoas desprovidas de liberdade, portadores de doenças crônicas (com recomendação do médico) e indígenas.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), a aplicação da vacina protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Além da vacinação, outras medidas podem ser adotadas para prevenir a gripe, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

De acordo com a chefe da Divisão de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Elizeth Gomes, nesta campanha espera-se atingir no mínimo 79.507 pessoas, o que representa 80 % do total do público-alvo (99.384 pessoas). “É importante que a população entenda a necessidade de se vacinar, pois com a mudança do clima que tende a ficar mais seco nos próximos meses, aumentam os riscos de síndrome gripal. Por isso a população priorizada tem o dever de ir até ao posto de saúde do seu bairro portando a caderneta de vacina para ser imunizada contra a gripe”, destacou Elizeth.

Autor / Fonte: Ag�ncia Brasil

Leia Também

Comentários